Acervo Sábato Magaldi: contribuições para a história e a crítica teatrais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p277-288Palavras-chave:
Acervo Sábato Magaldi, História teatral, Crítica teatral, Memória culturalResumo
Considerando a recente incorporação do acervo do crítico teatral Sábato Magaldi ao Acervo de Escritores Mineiros (AEM) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pretende-se neste artigo levantar questionamentos acerca do material previamente encontrado e de sua contribuição para as pesquisas em história e crítica teatral no Brasil. Para tanto, a partir do levantamento bruto de documentos encontrados no material que o compõe, coloca-se em destaque referências cruciais para o teatro brasileiro.Downloads
Referências
CATANHÊDE, C.; FONTANA, F. Projeto Memória das Artes Cênicas: um breve histórico de um acervo das artes cênicas e algumas considerações metodológicas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 2013, Natal. Anais… Natal: Associação Nacional de História, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/LEVVzQ>. Acesso em: 23 set. 2017.
MAGALDI, S. Amor ao teatro. São Paulo: Sesc, 2015.
______. Nelson Rodrigues: dramaturgias e encenações. São Paulo: Perspectiva, 1992.
______ (Org.). Teatro completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 4 v.
MARQUES, R. Arquivos literários: teorias, histórias, desafios. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
MOSTAÇO, E. Teatro e política: arena, oficina e opinião. São Paulo: Proposta Editorial, 1982.
VARGAS, M. T. Uma experiência em documentação e pesquisa. In: SEMINÁRIO DE ACERVOS TEATRAIS, 1., 2012, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/98VhMm>. Acesso em: 23 set. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.