Falas de camarim: história oral e história do teatro

Autores

  • Tania Brandão Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p72-83

Palavras-chave:

História oral, História da cena, Ícone da arte, História de vida, História na arte

Resumo

Este artigo pretende demonstrar o papel fundamental da história oral para que se escreva a história da cena como história do palco. Longe da dramaturgia e da história da literatura, o texto propõe os conceitos de ícone da arte, história de vida e história da arte como ferramentas para a compreensão da complexa identidade dos atores e dos artistas de teatro. Nessa concepção, as entrevistas com artistas produzem fontes de pesquisa hábeis para iluminar o palco, mais do que qualquer outro documento possa fazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tania Brandão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Professora Aposentada Colaboradora do PPGAC da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); pesquisadora de História do Teatro Brasileiro, Metodologia em Artes Cênicas e Teoria do Teatro.

Referências

ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Editora da FGV/CPDOC, 1990.

BALME, C. Além do estilo: tipologias de análise da performance. Tradução Tania Brandão. O Percevejo, Rio de Janeiro, n. 7, ano 7, p. 132-143, 1999.

BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

BRANDÃO, T. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BURKE, P. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

CARVALHO, R. N. B. Metamorfoses em tradução. 2010. 158 f. Tese (Pós-doutorado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FERREIRA, M. M. (Coord.). Entre-vistas: abordagens e usos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1994. p. 11.

______. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, n. 3, p. 111-124, maio/jun. 2000.

HEINICH, N. Être artiste: les transformations du statut des peintres et des sculpteurs. Paris: Klincksieck, 1996.

PLATÃO. Fedro ou Da beleza. Lisboa: Guimarães, 1986.

QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Brandão, T. (2017). Falas de camarim: história oral e história do teatro. Sala Preta, 17(2), 72-83. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p72-83