A Revolução Francesa em cena: o íntimo e o político em Ça Ira (1) Fin de Louis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p304-312Palavras-chave:
Revolução Francesa, Joël Pommerat, teatro íntimo, teatro políticoResumo
Este ensaio apresenta um estudo do espetáculo Ça Ira (1) Fin de Louis, escrito e dirigido por Joël Pommerat. Inicialmente, busca-se estabelecer um diálogo entre Ça Ira e a histórica montagem de 1789, com direção de Ariane Mnouchkine. Em seguida, o espetáculo é examinado por meio de procedimentos recorrentes no trabalho de Pommerat, como, por exemplo, a neutralização do seu ponto de vista que expõe na peça situações, ideias e personagens sob diversas perspectivas. Por fim, este estudo baseia-se teoricamente no que Jean-Pierre Sarrazac chama de “teatros do íntimo” para observar a articulação entre o íntimo e o político em Ça Ira (1) Fin de Louis.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo : Brasiliense, 1994, p. 222-232.
BOUCHERON, Patrick; MAZEAU, Guillaume; WAHNICH, Sophie. « Usages de l’histoire, fétiches de la Révolution. Retour sur Ça ira (1) Fin de Louis de Joël Pommerat », thaêtre [en ligne], Chantier #2 : La Révolution selon Pommerat, p. 1-41, mis en ligne le 9 juin 2017. url : http://www.thaetre.com/2017/03/24/usages-de-lhistoire-fetiches-de-revolution/
BOUDIER, Marion. Avec Pommerat: um monde complexe. Arles/FR : Actes Sud-Papiers, 2015.
______. « La dramaturgie comme recherche : écrire avec la scène (de l’histoire). Retour sur le processus de création de Ça ira (1) Fin de Louis », thaêtre [en ligne], Chantier #2 : La Révolution selon Pommerat, p. 1-80, mis en ligne le 9 juin 2017. url : http://www.thaetre.com/2017/05/02/la-dramaturgie-comme-recherche/
DORT, Bernard. À L’heure du Soleil. In : _____. Théâtre en jeu : essais de critique 1970-1978. Paris : Éditions du Seuil, 1979, p. 64-78.
PICON-VALLIN, Béatrice. Le Théâtre du Soleil : les cinquante premières années. Arles: Actes Sud, 2014.
POIRSON, Martial. Le totem de notre modernité politique. Conversation sur la genèse du spectacle Ça Ira (1) Fin de Louis, avec Saadia Bentaïeb, Marion Boudier, Isabelle Deffin, Guillaume Mazeau, Bogdan Zamfir. Revue d’Histoire du Théâtre – Dossier Révolution(s) en actes. Paris, n. 268, 2015, p. 647-662.
POMMERAT, Joël. Ça Ira (1) Fin de Louis. Arles/FR: Actes Sud – Papiers, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. Les Scènes de l’émancipation. Théâtre/Public (Dossier Penser le spectateur). Gennevilliers/FR, n. 208, p. 8-15, avr.-juin. 2013. [Entretien avec Armelle Talbot et Olivier Neveux au 28 mars 2012.]
SARRAZAC, Jean-Pierre. O íntimo e o cósmico: teatro do eu, teatro do mundo (do naturalismo ao teatro do cotidiano). In: ______. Sobre a fábula e o desvio. Org. e trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: 7Letras, 2013, p. 17-70.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.