Corpo-temporalidade: a intuição como conhecimento no ensino de teatro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p138-151Palavras-chave:
Bergson, epistemologia, experiência estética, ensino de teatro, pedagogia teatralResumo
Nossa pesquisa versa sobre as relações entre ensino de teatro, naturezas de conhecimento e duração interior – corpo-temporalidade. Objetivamos de modo mais amplo responder à questão: Como o método da intuição bergsoniana pode nos ajudar a pensar as naturezas de conhecimento no fazer teatral, a partir da reflexão sobre as funções para a inserção do ensino de teatro na educação básica brasileira institucionalizada? Metodologicamente, apresentamos neste texto proposições de natureza teórico-conceitual por meio de revisão crítica da literatura. Em suma, com o método da intuição bergsoniana propomos um deslocamento do foco no ensino de teatro de: 1. apresentação da linguagem teatral para o aluno (contextualização); 2. desenvolvimento do gosto pela linguagem por meio da prática (feitura); 3. formação de espectadores para a linguagem (recepção), – para a experiência da alteridade de si para si mesmo.
Downloads
Referências
BERGSON, Henry. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes. 2005.
________________ O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
________________ Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
________________ Ensaios sobre os dados imediatos da consciência. Portugal: Edições 70, 2011.
BOESCH, Ernest. Symbolic Action Theory and Cultural Psychology. Berlim – Heidelberg – Nova York: Springer, 1991.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Ed. 34, 1999.
PINTO, Tarcísio Jorge Santos. O método da intuição em Bergson e sua dimensão ética e pedagógica. São Paulo: Editora Loyola, 2010.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Que teatro para que metodologia em que escola? Apresentação de Dossiê. In: Teatro: criação e construção de conhecimento, V3 N4, pp. 01-02, 2015.
_________________________________ Teatralidade e Narrativa - conhecimento e construção de sentido da experiência criativa. Palmas-TO: EDUFT, 2016.
SIMÃO, Lívia Mathias. Ensaios Dialógicos: compartilhamento e diferença nas relações eu-outro. São Paulo: Hucitec, 2010.
ZARAGUETA, Juan. La Intuición en la filosofía de Henri Bergson. Madrid: Espasa-Calpe, S.A, 1941.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.