Corpo-temporalidade: a intuição como conhecimento no ensino de teatro

Autores

  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p138-151

Palavras-chave:

Bergson, epistemologia, experiência estética, ensino de teatro, pedagogia teatral

Resumo

Nossa pesquisa versa sobre as relações entre ensino de teatro, naturezas de conhecimento e duração interior – corpo-temporalidade. Objetivamos de modo mais amplo responder à questão: Como o método da intuição bergsoniana pode nos ajudar a pensar as naturezas de conhecimento no fazer teatral, a partir da reflexão sobre as funções para a inserção do ensino de teatro na educação básica brasileira institucionalizada? Metodologicamente, apresentamos neste texto proposições de natureza teórico-conceitual por meio de revisão crítica da literatura. Em suma, com o método da intuição bergsoniana propomos um deslocamento do foco no ensino de teatro de: 1. apresentação da linguagem teatral para o aluno (contextualização); 2. desenvolvimento do gosto pela linguagem por meio da prática (feitura); 3. formação de espectadores para a linguagem (recepção), – para a experiência da alteridade de si para si mesmo.

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Biografia do Autor

  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins

    Professor adjunto doutor da Universidade Federal do Tocantins

Referências

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

MEDIAÇÃO

Como Citar

Sampaio, J. C. de C. (2018). Corpo-temporalidade: a intuição como conhecimento no ensino de teatro. Sala Preta, 18(1), 138-151. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p138-151