Expulsos, como os atores italianos do Palais de Bourgogne
Missão, peripécias e triste fim do Teatro Novo (Rio de Janeiro, 1968)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p57-83Palavras-chave:
Gianni Ratto, História e historiografia do teatro no Brasil, Teatro NovoResumo
A trajetória do Teatro Novo, reconstruída a partir de fontes inéditas do Arquivo Gianni Ratto (SP), implanta no Rio de Janeiro em pleno 1968 um projeto de “teatro estável” que resiste ao autoritarismo do regime sendo por ele esmagado, após oito meses de intensa atividade. Analisamos as ideias que estruturavam o projeto e seus encaminhamentos, com os quais Ratto pretendia consolidar a autossuficiência do empreendimento por meio da produção em equipe, de um espaço polivalente para um repertório eclético que incluía dança e música além do teatro dramático e de um centro de formação permanente, seja da classe artística e seja do público. As discrepâncias ente projeto e práticas são sintomas da possível relevância que o Teatro Novo significou no panorama contra cultural (inclusive motivando a seu triste fim) embora seu diferencial e legados tenham sido omitidos até agora nas histórias do teatro e da cultura no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alessandra Vannucci, Bruno Moraes Regenthal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.