O teatro brasileiro nas crônicas de Lima Barreto (1911-1921)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p64-85Palavras-chave:
Lima Barreto, Teatro brasileiro, Crítica teatral, Pensamento teatral brasileiroResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o conjunto de crônicas teatrais de Lima Barreto publicadas de 1911 a 1920 nos jornais e revistas do Rio de Janeiro. Buscamos inserir sua crítica no contexto do pensamento teatral brasileiro da Primeira República e, sobretudo, no debate sobre a criação do teatro nacional. Esse debate oscilou geralmente entre o estímulo do poder público e a iniciativa privada, o gosto médio do público e dos especialistas, a consciência do atraso do teatro brasileiro e o desejo de sua atualização, a hierarquia dos gêneros teatrais e a hierarquia social.
Downloads
Referências
ALONSO, A. Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.
ASSIS, J. M. M. Crítica Theatral. Rio de Janeiro: W. M. Jackson Inc., 1944.
BARBOSA, F. A. (org.). Lima Barreto: correspondência. São Paulo: Brasiliense, 1956a. Tomo I.
BARBOSA, F. A. (org.). Lima Barreto: correspondência. São Paulo: Brasiliense, 1956b. Tomo II.
BARBOSA, F. A. A vida de Lima Barreto (1881-1922). Rio de Janeiro: José Olympio, 1959.
BARRETO, L. O Theatro Nacional: males, preconceitos e remédios. O Theatro, Rio de Janeiro, ano I, n. 2, p. 10-11, 4 maio 1911a.
BARRETO, L. O Theatro Nacional: males, preconceitos e remédios. O Theatro, Rio de Janeiro, ano I, n. 5, p, 7-8, 25 maio 1911b.
CARVALHO, D. C. “Arte” em tempos de “chirinola”: a proposta de renovação teatral de Coelho Netto (1897-1898). 2009. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Unicamp, Campinas, 2009.
COSTA, I. C. A comédia desclassificada de Martins Pena. In: COSTA, I. C. Sinta o drama. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 125-155.
FOUCAULT, M. O pensamento do exterior. São Paulo: Princípio, 1990.
FRAGA, E. O simbolismo no teatro brasileiro. [São Paulo]: Art Tec, 1992.
LARA, C. De Pirandello a Piolim: Alcântara Machado e o teatro no modernismo. Rio de Janeiro: Inacen, 1987.
MORETTI, F. A literatura vista de longe. Porto Alegre: Arquipélago, 2008.
PENNA-FRANCA, L. Uma imprensa para o teatro. Clio: revista de pesquisa histórica, Recife, n. 35, p. 24-50, jul.-dez. 2017. DOI: 10.22264/clio.issn2525-5649.2017.35.2.do.02.
RESENDE, B. (org.). Impressões de leitura e outros textos críticos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.
SCHWARCZ, L. M. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SÜSSEKIND, F. O negro como Arlequim: teatro & discriminação. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982.
SÜSSEKIND, F. Crítica a vapor: a crônica teatral brasileira da virada do século. In: SÜSSEKIND, F. Papéis colados. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1993. p. 53-90.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.