O teatro brasileiro nas crônicas de Lima Barreto (1911-1921)

Autores

  • Paulo Maciel Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lilia Moritz Schwarcz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p64-85

Palavras-chave:

Lima Barreto, Teatro brasileiro, Crítica teatral, Pensamento teatral brasileiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o conjunto de crônicas teatrais de Lima Barreto publicadas de 1911 a 1920 nos jornais e revistas do Rio de Janeiro. Buscamos inserir sua crítica no contexto do pensamento teatral brasileiro da Primeira República e, sobretudo, no debate sobre a criação do teatro nacional. Esse debate oscilou geralmente entre o estímulo do poder público e a iniciativa privada, o gosto médio do público e dos especialistas, a consciência do atraso do teatro brasileiro e o desejo de sua atualização, a hierarquia dos gêneros teatrais e a hierarquia social.

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Biografia do Autor

  • Paulo Maciel, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Lilia Moritz Schwarcz, Universidade de São Paulo

    Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

HISTÓRIAS DA CENA

Como Citar

Maciel, P., & Schwarcz, L. M. (2019). O teatro brasileiro nas crônicas de Lima Barreto (1911-1921). Sala Preta, 19(2), 64-85. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p64-85