A performatividade na dança

Autores

  • Karina Almeida Escola Superior de Artes Célia Helena
  • Sayonara Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i1p173-184

Palavras-chave:

Dança, Performatividade, Coreografia, Artes da cena, Corpo

Resumo

Este artigo discute como as noções de coreografia, corporeidade e performatividade vem sendo exploradas de um modo experimental desde os anos 1960. Discute-se a noção de performativo na dança através de uma breve análise da peça What the body does not remember (1987), do coreógrafo belga Wim Vandekeybus. Do ponto de vista teórico, Féral, Schechner, Preston-Dunlop e Hantelmann são as principais referências propostas para esta discussão.

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Biografia do Autor

  • Karina Almeida, Escola Superior de Artes Célia Helena

    Pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora de estudo e prática corporal na Escola Superior de Artes Célia Helena.

  • Sayonara Pereira, Universidade de São Paulo

    Professora efetiva da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretora do Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanz Theatralidades (Lapett) no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.

Referências

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Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Almeida, K., & Pereira, S. (2020). A performatividade na dança. Sala Preta, 20(1), 173-184. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i1p173-184