A performatividade na dança
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i1p173-184Palavras-chave:
Dança, Performatividade, Coreografia, Artes da cena, CorpoResumo
Este artigo discute como as noções de coreografia, corporeidade e performatividade vem sendo exploradas de um modo experimental desde os anos 1960. Discute-se a noção de performativo na dança através de uma breve análise da peça What the body does not remember (1987), do coreógrafo belga Wim Vandekeybus. Do ponto de vista teórico, Féral, Schechner, Preston-Dunlop e Hantelmann são as principais referências propostas para esta discussão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, K. C. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. 2016. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
AUSTIN, J. L. How to do things with words: the William James lectures delivered at Harvard University in 1955. Oxford: Clarendon, 1962.
BANES, S. Terpsichore in sneakers: post-modern dance. Middletown: Wesleyan, 1987.
BONFITTO, M. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FÉRAL, J. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Revista Sala Preta, São Paulo, n. 8, p. 197-210, 2008.
FISCHER-LICHTE, E. The transformative power of performance: a new aesthetics. London: Routledge, 2008.
HANTELMANN, D. The experiential turn. In: CARPENTER, E. (ed.). On Performativity. Minneapolis: Walker Art Center, 2014. (Living Collections Catalogue, v. 1.). Disponível em: https://bit.ly/2ZxLnsB. Acesso em: 3 jul. 2020.
KEERSMAEKER, A. T.; CVEJIC, B. A choreographer’s score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók. New Haven: Yale University Press, 2012.
LEPECKI, A. (ed.). Dance. Cambridge: MIT Press, 2012. (Whitechapel: documents of contemporary art).
PRESTON-DUNLOP, V.; SANCHEZ-COLBERG, A. Dance and the performative: a choreological perspective: Laban and beyond. London: Dance Books, 2010.
SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. London: Routledge, 2006.
SONTAG, S. Against interpretation. In: SONTAG, S. Against interpretation and other essays. New York: [s. n.], 1966. p. 3-14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.