Anos depois, o Movimento Bixigão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i2p197-210Palavras-chave:
Movimento Bixigão – Núcleo de Voz, Teatro Oficina, Experiência e palavra, Texto e jogoResumo
O texto é resultado do processo de pesquisa de um ano e meio desenvolvido em 2007 e 2008 no Núcleo de Voz do “Movimento Bixigão”. Ressalta aspectos centrais da investigação realizada, como o surgimento do Movimento, o trabalho do Núcleo realizado naquele contexto e o legado da experiência em relação à trajetória do Teatro Oficina.
Downloads
Referências
FÉRAL, J. Teatro, teoria y práctica: más allá de lás fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.
FÉRAL, J. Pour une poétique de la performativité : Le théatre performatif. In: ENCONTRO MUNDIAL DAS ARTES CÊNICAS, 6., 2008, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Ecum, 2008.
GIMMLER NETTO, M. A. Ética, boniteza e convívio teatral entre grupos. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
PARQUE DO BIXIGA. Parque Municipal das Terras do Bixiga. São Paulo, 20 mar. 2018. Disponível em: http://bit.ly/39O2j4j. Acesso em: 4 fev. 2021.
PUPO, M. L. S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SILVA, A. S. Oficina: do teatro ao te-ato. São Paulo: Perspectiva, 1981.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maíra Gerstner, Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.