Meditações de uma crítica missionária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i2p241-258Palavras-chave:
Teatro, Crítica teatral, Mariangela Alves de Lima, Teatro OficinaResumo
O artigo coteja a primeira e a última crítica de Mariangela Alves de Lima escritas a partir de espetáculos do Teatro Oficina Uzyna Uzona, Gracias, señor, de 1972, e Macumba antropófaga urbana de SamPã, de 2011. Aponta especificidades acerca dos procedimentos estéticos e das ideias do ofício praticado durante 39 anos no jornal O Estado de S. Paulo, em que ocupou a função de seu professor, Sábato Magaldi. A análise continuada das fases do grupo dirigido por José Celso Martinez Corrêa imprimiu perspectiva histórica desde o pior momento da ditadura civilmilitar, passando por redemocratização, implantação da moeda oficial vigente e governos à esquerda do espectro político.
Downloads
Referências
ARRABAL, J.; LIMA, M. A. O nacional e popular na cultura brasileira: Teatro: o seu demônio é brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CORRÊA, J. C. M. Má notícia para a história do teatro no Brasil. Blog do Zé Celso, São Paulo, 21 dez. 2011. Disponível em: http://bit.ly/2MSmjKz. Acesso em: 25 jan. 2021.
FÉRAL, J. Além dos limites: uma teoria à procura de prática. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FONSECA, M. A. Por que ler Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 2008.
LIMA, M. A. Gracias, señor. Estudos Cebrap, São Paulo, n. 2, p. 149-153, 1972.
LIMA, M. A. Perplexidades de um crítico. Arte em Revista, São Paulo, ano 6, n. 8, p. 110-113, 1984.
LIMA, M. A. Oficina invoca Cacilda em tempo de desesperança. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Caderno 2, p. D7, 21 nov. 1998.
LIMA, M. A. A crítica teatral. Camarim, São Paulo, ano III, n. 34, p. 22-23, 2005.
LIMA, M. A. Macumba oswaldiana. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Caderno 2, p. D10, 2 nov. 2011.
MAGALDI, S. A volta do oficina ou a imagem destruída. Jornal da Tarde, São Paulo, 2 maio 1972.
MAGALDI, S. Depois do espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MATE, A. Presença de Mariangela Alves de Lima. In: ANUÁRIO de Teatro de Grupo da Cidade de São Paulo. Jundiaí: Maxprint, 2006. p. 9-12.
PEIXOTO, F. (org.). Dionysos: Teatro Oficina, Rio de Janeiro, n. 26, jan. 1982.
ROSENFELD, A. Texto/Contexto I. São Paulo: Perspectiva, 1996.
SANTOS, V. O trabalho da crítica segundo Mariangela. Teatrojornal, São Paulo, 15 jan. 2018. Disponível em: http://bit.ly/3tKSXOE. Acesso em: 28 jan. 2021.
STAAL, A. H. C. (org.). Primeiro ato: cadernos, depoimento, entrevistas (1958-1974). São Paulo: Editora 34, 1998.
STEEN, E. (org.). Amor ao teatro: Sábato Magaldi. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Valmir Jesus dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.