Dramaturgia como performance alegórica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p27-48Palavras-chave:
Dramaturgia, Performance, Alegoria, Artes cênicas, TeatroResumo
A dramaturgia vem sendo objeto de expansão que opera dentro da própria lógica de sua estrutura. Neste artigo, procuro demonstrar a história dos avanços estéticos que trazem em seu bojo implicações para a performance. Como método pedagógico e de encenação, suas características híbridas apontam o rompimento com inúmeros cânones do teatro tradicional. Uma performance alegórica parte de referências historicamente informadas, destacando que o texto e/ou a imagem deixa de ser uma figuração ilustrativa, tornando-se um espaço de jogo entre a alegoria e o imaginário do leitor, atuante ou espectador.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas, v. 1).
BLOCH, E. O princípio esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
BRECHT, B. Das Badener Lehrstück vom Einverständnis. In: BRECHT, B. Grosse Kommentierte Berliner und Frankfurter Ausgabe. Berlin: Aufbau: Suhrkamp Verlag, 1988. v. 3, Stücke 3, p. 26-46.
BRECHT, B. Verfremdungseffekt in den Erzählenden Bildern des älteren Brüghel. In: BRECHT, B. Gesammelte Werke: Schriften zur Literatur und Kunst. Frankfurt: Suhrkamp, 1967. v. 18, p. 279-283.
BRUEGEL, P. Paisagem com a queda de Ícaro. [1560?]. 1 pintura, óleo sobre tela. Disponível em: https://bit.ly/3UckmWT. Acesso em: 3 nov. 2022.
DIDEROT, D. Diderot: obras V: O filho natural. São Paulo: Perspectiva, 2008.
GAMA, J. C. M. Alegoria em jogo: a encenação como prática pedagógica. São Paulo: Perspectiva, 2016.
GUINSBURG, J.; KOUDELA, I. D. (org.). Büchner: na pena e na cena. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GUINSBURG, J.; KOUDELA, I. D. (org.). Lessing: obras, critica e criação. São Paulo: Perspectiva, 2016.
EDUCALINGO. Tableaux vivants. [S. l.]: Educalingo, 2022. Disponível em: https://educalingo.com/pt/dic-en/tableaux-vivants. Acesso em: 10 nov. 2022.
KOUDELA, I. D. Teatro como Alegoria. Revista Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-28, 2021b. DOI: 10.5965/1414573102412021e0211.
LEHMANN, H. T. Escritura política no texto teatral: ensaios sobre Sófocles, Shakespeare, Kleist, Büchner, Jahnn, Bataille, Brecht, Benjamin, Müller, Schleef. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MÜLLER, H. Descrição de imagem. In: MÜLLER, H. Medeamaterial e outros textos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. p. 153-160.
MÜLLER, H. Die Wunde Woyzeck. In: Hörnigk, F. (org.). Heiner Müller Material. Leipzig: Reclam-Verlag, 1990. p. 114-122.
SILVA, I. A. S. (org.). Ingrid Dormien Koudela: o teatro como alegoria. Recife: Sesc Pernambuco, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ingrid Dormien Koudela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.