Sobre a reinvenção das distâncias: artes cênicas e ação cultural na pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p24-52Palavras-chave:
Formação artística, Ação cultural, Cibercultura, Arte e pandemia, Arte e sociedadeResumo
Este artigo apresenta duas experiências artístico-pedagógicas em artes cênicas, no âmbito da ação cultural, desenvolvidas durante a pandemia de covid-19 no ano de 2020. Refletimos sobre os desafios e descobertas de duas arte-educadoras e seus aprendizes no campo da dança e do teatro em dois programas públicos de formação artística da Grande São Paulo. A fim de analisar essas experiências, partimos do questionamento de Boaventura Souza Santos sobre a crise e dialogamos com as ideias de subjetividade e afeto, segundo Guattari, e de experiência, criação artística e cultura. A partir da reflexão colocada por Pierre Lévy em Cibercultura, propomos o questionamento sobre a arte, a educação e a ação cultural no ciberespaço, partindo de uma ética e de uma estética contemporaneizadas pelo universo digital.
Downloads
Referências
BOURRIAUD, N. Pós-Produção. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
COELHO, M. C. Teatro online, teatro virtual, teatro por streaming, teatro mídia? Que teatro é este que eclodiu com a pandemia? In: TERRA, A. et al.(org.). Como as artes da cena podem responder à pandemia e ao caos político no Brasil? Campinas: UnB, 2021. p. 144-169.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARAT Descartes faz estreia on-line do espetáculo documental Peça, com direção de Janaina Leite. Canal Aberto, [s. l.], [2020?]. Disponível em: https://bit.ly/3T6rZxH. Acesso em: 21 jun. 2022.
PELBART, P. P. Ensaios do assombro. São Paulo: n-1, 2019.
PUPO, M. L. S. B. Produzir e fruir imagens digitais: um desafio pedagógico. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-16, 2021.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SÃO PAULO. Projeto artístico-pedagógico: fábricas de cultura. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 22 fev. 2014.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Suzana Schmidt Viganó
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.