O fetiche da experiência no teatro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p4-26Palavras-chave:
Experiência, Atuação, Formação, Valores, NaturezaResumo
Este artigo analisa o discurso de uma série de formadores de atuação – focando principalmente em Stanislavski – para decifrar os valores que aparecem com recorrência, e os modos como a experiência de atores e atrizes são subsumidas, ou seja, se adequam, se encaixam nesses valores. Será demonstrado como singularidade, verdade, organicidade, natureza e vida se tornam valores universais, princípios inquestionáveis que servem de parâmetro para deslegitimar certas experiências e converter outras em imperativo e fetiche, como elucida Jorge Larrosa.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BIAGINI, M. Desejo sem objeto. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, nº1, p. 176-197, 2013. DOI: 10.1590/2237-266033506.
BRECHT, B. Estudos sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BROOK, P. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
BURNIER, L. O. A arte de ator: da técnica à representação. 1994. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
COPEAU, J. Apelos. São Paulo: Perspectiva, 2013.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
EINES, J. Hacer Actuar, Stanislavski contra Strasberg. Barcelona: Gedisa, 2012.
FÉRAL, J. Encontros com Ariane Mnouchkine: erguendo um monumento ao efêmero. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2010.
FLASZEN, L. Grotowski e companhia: origens e legado. São Paulo: É Realizações, 2015.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GAULIER, P. O atormentador: minhas ideias sobre teatro. São Paulo: Edições Sesc, 2016.
HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
KANTOR, T. O Teatro da Morte. São Paulo: Perspectiva: Edições Sesc São Paulo, 2008.
KOSS, N. El actor en el debate Modernidad-Postmodernidad. In: DUBATTI, J. (org.). Historia del actor: de la escena clásica al presente. Buenos Aires: Colihue, 2014. p. 333-344.
LARROSA, J. A experiência e suas linguagens. In: LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizontes: Autêntica, 2015. p. 35-56.
LAVATELLI, J. Confuso Stanislavski, inasible. In: DUBATTI, J. (org.). Historia del actor: de la escena clásica al presente. Buenos Aires: Colihue, 2014. p. 145-157.
LIMA, T. M. Palavras praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.
MERLEAU-PONTY, M. A natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
PICON-VALLIN, B. Meyerhold. São Paulo: Perspectiva, 2013.
RICHARDS, T. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ROSENZVAIG, M. Tadeusz Kantor o los espejos de la muerte. Buenos Aires: Del Camino, 2016.
ROSSET, C. L’anti-nature: élements pour une philosophie tragique. França: Presses Universitaires de France, 2011.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, A. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SANTOS, M. T. L. Na cena do dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V. E. Meierhold, 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.
SERRANO, R. Nuevas tesis sobre Stanislavski: fundamentos para una teoría pedagógica. Buenos Aires: Atuel, 2004.
STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
STANISLAVSKI, C. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
SUBSUMIR. In: DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, c2022. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/subsumir. Acesso em: 9 nov. 2022.
TOPORKOV, V. O. Stanislavski in rehearsal: the final years. New York: Routledge, 1998.
WUO, A. E. Clown, processo criativo: rito de iniciação e passagem. 2005. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tiago Moreira Fortes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.