Somos todos Laika: o teatro, a morte e a condição humana uivando para o infinito: Suzana Schmidt Viganó entrevista Marcelo Soler
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i1p175-198Palavras-chave:
Teatro, Teatro-educação, Infância e morte, Morte e cidade, LaikaResumo
A professora e pesquisadora Suzana Schmidt Viganó entrevista o professor, pesquisador e diretor da Cia. Teatro Documentário, Marcelo Soler. Nesta entrevista, conversamos sobre processos artísticos e pedagógicos que trazem como ponto de partida o tema da morte em diferentes âmbitos, proporcionando a investigação sobre a experiência teatral com atores e não atores, professores e crianças, dialogando artística, filosófica e socialmente com a questão da morte na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ARIÈS, Philippe. A História da Morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos tempos. São Paulo: Nova Fronteira, 2017.
DESGRANGES, F. A inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.
DESGRANGES, F. O ato do espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec, 2017.
MACHADO, M. M. A Criança é Performer. Revista Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v. 35, n. 2, p. 115-138, 2010.
PUPO, M. L. S. B. Para Alimentar o Desejo de Teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
SARMENTO, M. J.; VASCONCELOS, V. M. R. de. (org.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suzana Schmidt Viganó, Marcelo Soler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.