Dramaturgia e corpocidade: poéticas do olhar e processos criativos

Autores

  • Felisberto Sabino da Costa Universidade de São Paulo
  • Luana Sevarolli Assis Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p167-189

Palavras-chave:

Dramaturgia, Corpo, Cidade, Cena contemporânea

Resumo

Este trabalho, que se vincula à pesquisa desenvolvida em O Círculo – Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena1, busca discutir o conceito de corpocidade como uma possibilidade dramatúrgica, construída a partir da ação e do recorte de enquadramentos com o olhar. O contexto urbano contemporâneo aparece como um convite a transformar-se a partir da presença e da performatividade. Desse modo, o registro da experiência do e no corpocidade configura-se como possibilidade de constituir dramaturgias apontando para a eclosão de diferentes verdades, ao invés de uma única. Interessa-nos o recorte do dramaturgo (e da dramaturgia) que incorpora a urbe como disparadora desses processos. Assim, expõem-se algumas experiências que podem ser referências concretas de práticas e não um modelo a ser seguido. Muito se teoriza sobre como provocar a nós mesmos, artistas-pesquisadores, para que possamos despertar estados potenciais de criação, e essa pesquisa convida a olhar para a experiência na cidade como prática performativa.

 

 

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Biografia do Autor

  • Felisberto Sabino da Costa, Universidade de São Paulo

    Professor-pesquisador do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, coordenador do coletivo “O Círculo” – Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena”, dramaturgo.

  • Luana Sevarolli Assis, Universidade de São Paulo

    Discente do curso de Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), dramaturga.

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Costa, F. S. da, & Assis, L. S. (2023). Dramaturgia e corpocidade: poéticas do olhar e processos criativos. Sala Preta, 22(2), 167-189. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p167-189