A vitória das coristas francesas sobre a diretoria do Teatro de São Pedro de Alcântara (1850-1853)

Autores

  • Luiz Costa-Lima Neto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p85-113

Palavras-chave:

Ópera cômica francesa, Vaudeville, Feminismo, Escravidão, Processo trabalhista

Resumo

Abordamos o processo judicial que as coristas francesas Celine Suberbie e Constance Tarte Lalanne moveram contra a diretoria do Teatro de São Pedro de Alcântara, em 1850-1853. A partir de pesquisas em periódicos da época, apresentamos informações sobre as coristas, seus repertórios artísticos e sua relação com o contexto social. Discutimos como a comédia vaudeville em um ato La Tasse Cassée (A Xícara Quebrada), apresentada em benefício de Celine Suberbie, em 1853, estava relacionada com o processo judicial. Destacamos a importância do teatro musical francês para a circulação internacional de artistas, comportamentos, práticas culturais e ideias que se chocaram com a sociedade patriarcal e escravista brasileira da segunda metade no século XIX.

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Biografia do Autor

  • Luiz Costa-Lima Neto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Pós-doutor em História (Universidade Federal Fluminense), doutor e mestre em Musicologia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), bacharel em Composição Musical (Universidade Estácio de Sá), licenciado em Música e pós-graduado em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música). Professor, pesquisador e compositor.

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Neto, L. C.-L. . (2023). A vitória das coristas francesas sobre a diretoria do Teatro de São Pedro de Alcântara (1850-1853). Sala Preta, 22(2), 85-113. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p85-113