Shakespeare transmitido: repensando o significado da performance ao vivo

Autores

  • Paulo da Silva Gregório Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p56-84

Palavras-chave:

Performance shakespeariana, Transmissão ao vivo, Intermidialidade, Shakespeare, Hamlet

Resumo

Enquanto as transmissões de montagens ao vivo têm sido instrumentos importantes pelos quais companhias britânicas como o National Theatre têm disseminado suas produções shakespearianas para além do espaço físico do teatro, elas levantam questões relevantes acerca da primazia do teatro enquanto veículo privilegiado de ressignificação de Shakespeare. Este artigo discute questões teóricas relativas ao modo como a linguagem marcadamente intermidiática desse gênero de adaptação shakespeariana cria novas formas de participação espectatorial que reconfiguram noções de ao vivo e de coparticipação, convencionalmente percebidas como traços constitutivos da identidade ontológica do teatro. Essas questões serão examinadas em relação a uma montagem britânica de Hamlet (2015), dirigida por Lyndsey Turner para o National Theatre, que foi também exibida nos cinemas como parte do projeto National Theatre Live. Veremos que, ao passo que as técnicas de filmagem empregadas na captura da performance ao vivo buscam reproduzir, na tela, a experiência do aqui-e-agora do teatro presencial, elas sinalizam formas alternativas de ressignificar a performance shakespeariana nas telas, tanto de modo síncrono quanto assíncrono.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo da Silva Gregório, Universidade Estadual do Ceará

    Professor adjunto no curso de Letras Inglês da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Shakespeare Studies pela University of Birmingham. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ADDENBROOKE, D. The Royal Shakespeare Company: the Peter Hall years. London: William Kimber, 1974.

AEBISCHER, P. South Bank Shakespeare goes global: broadcasting from Shakespeare’s Globe and the National Theatre. In: AEBISCHER, P. et al. (ed.). Shakespeare and the ‘live’ theatre broadcast experience. London: The Arden Shakespeare, 2018. p. 115-132.

AEBISCHER, P.; GREENHALGH, S. Introduction. In: AEBISCHER, P. et al. (ed.). Shakespeare and the ‘live’ theatre broadcast experience. London: The Arden Shakespeare, 2018. p. 1-16.

AUSLANDER, P. Liveness: performance in a mediatized culture. New York: Routledge, 2008.

BARKER, M. Live to Your Local Cinema: The Remarkable Rise of Livecasting. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.

BEAUMAN, S. The Royal Shakespeare Company: a history of ten decades. Oxford: Oxford University Press, 1982.

BICKLEY, P.; STEVENS, J. Introduction. In: BICKLEY, P.; STEVENS, J. (ed.). Studying Shakespeare Adaptation: from Restoration theatre to YouTube. London: The Arden Shakespeare, 2021. p. 1-10.

BOLTER, D.; GRUSIN; R. Remediation: understanding new media. London: the MIT Press, 1999.

BROADRIB, B. Lockdown Shakespeare and the metamodern sensibility. In: ALLERD, G. K.; BROADRIBB, B.; SULLIVAN, E. (ed.). Lockdown Shakespeare: new evolutions in performance and adaptation. London: The Arden Shakespeare, 2022. p. 45-63.

CHAMBERS, C. Inside the Royal Shakespeare Company. London: Routledge, 2004.

COCHRANE, B.; BONNER, F. Screening from the Met, the NT, or the House: what changes with the live elay. Adaptation, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 121-133, 2014. DOI: 10.1093/adaptation/apu015.

DUBATTI, J. Experiência teatral, experiência tecnovivial: nem identidade, nem campeonato, nem superação evolucionista, nem destruição, nem vínculos simétricos, Rebento, São Paulo, n. 14, p. 255-269, 2021.

ELLESTROM, L. The modalities of media II: an expanded model for understanding intermedial relations. In: ELLESTROM, L. (ed.). Beyond media borders, volume 1. Cham: Palgrave Mcmillan, 2021. p. 3-91.

FRIEDMAN, M. The Shakespeare cinemacast: Coriolanus. Shakespeare quarterly, Oxford, v. 67, n. 4, p. 457-480, 2016. DOI: 10.1353/shq.2016.0056.

FUCHS, B. Theater of lockdown: digital and distanced performance in a time of pandemic. London: Methuen drama, 2021.

GREENHALGH, S. Guest editor’s introduction. Shakespeare Bulletin, Baltimore, v. 32, n. 2, p. 255-278, 2014. DOI: 10.1353/shb.2014.0035.

HAMLET. Direção: Lyndsey Turner. London: Sonia Friedman Productions, 2015.

JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN. Introducing multimodality. London: Routledge, 2016.

KENNEDY, D. Shakespeare without his language. In: BULMAN, J. C. (ed.). Shakespeare, theory, and performance. London: Routledge, 1996. p. 1-11.

KRESS, G. Multimodality. London: Routledge, 2010.

KRESS, G. Multimodal discourse. London: Arnold, 2001.

KIRWAN, P. Framing the Theatrical: Shakespearean Film in the UK. In: LEVENSON, J. L.; ORMSBY, R. (ed.). Shakespearean World. London: Routledge, 2021. p. 173-189.

MASURA, N. Digital theatre: the making and meaning of live mediated performance, US & UK 1990-2020. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2020.

PAVIS, P. Contemporary mise en scène. London: Routledge, 2013.

RAJEWSKY, I. Intermediality, intertextuality, and remediation: a literary perspective on intermediality. Intermédialités, Montréal, n. 6, p. 43-64, 2005. DOI: 10.7202/1005505ar.

RIPPL, G. Introduction. In: RIPPL, G. (ed.). Handbook of intermediality. Berlin: De Gruyter, 2015. p. 1-31.

SHAKESPEARE, W. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 1997.

SMITH, E. The Cambridge introduction to Shakespeare. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

STERN, T. Making Shakespeare: from stage to page. Abingdon: Routledge, 2004.

STONE, A. Not Making a Movie: The livecasting of Shakespeare stage Productions by the Royal National Theatre and the Royal Shakespeare Company. Shakespeare Bulletin, Baltimore, v. 34, n. 4, p. 627-643, 2016. DOI: 10.1353/shb.2016.0055.

STYAN, J. L. The Shakespeare Revolution. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

SULLIVAN, E. Shakespeare and digital performance in practice. Cham: Springer nature, 2022.

SULLIVAN, E. The Audience Is Present: Aliveness, Social Media, and the Theatre Broadcast Experience. In: AEBISCHER, P. et al. (ed.). Shakespeare and the ‘live’ theatre broadcast experience. London: The Arden Shakespeare, 2018. p. 59-75.

SULLIVAN, E. ‘The form of things unknown’: Shakespeare and the rise of the live broadcast. Shakespeare Bulletin, Baltimore, v. 35, n. 4, p. 627-662, 2017. DOI: 10.1353/shb.2017.0047.

WORTHEN, W. B. Shakespeare, technicity, theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

WORTHEN, W. B. Shakespeare Performance Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

WORTHEN, W. B. Shakespeare and the authority of performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

WYVER, J. ‘All the trimmings?’: the transfer of theatre to television in adaptations of Shakespeare stagings. Adaptation, Oxford, v. 7, n. 2, p. 104-120, 2014. DOI: 10.1093/adaptation/apu020.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Gregório, P. da S. (2023). Shakespeare transmitido: repensando o significado da performance ao vivo. Sala Preta, 22(2), 56-84. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p56-84