Operários da cena: a divisão e a organização do trabalho cenotécnico

Autores

  • Berilo Luigi Deiró Nosella Universidade Federal de São João del Rei https://orcid.org/0000-0002-3009-9836
  • Priscila de Souza Chagas do Nascimento Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p277-302

Palavras-chave:

Funções cenotécnicas, Ofício cenotécnico, Técnica teatral, Arte e técnica, Cenotecnia

Resumo

Este artigo aborda o ofício da cenotécnica, compreendido como um sistema operacional ativo nas realizações dos eventos teatrais, seja na organização do espaço cênico, seja na construção e operação dos aparatos cenográficos. Partimos das questões “o que é a cenotécnica?”, “o que faz a cenotécnica?” e “como se faz a cenotécnica?”, em adição a fatores como tempo, etapas, espaços, máquinas e ferramentas de trabalho, que são relacionados ao sujeito que os manipulam: o trabalhador cenotécnico. Foram analisados documentos legais, bibliografias e entrevistas produzidas com cenotécnicos atuantes na cidade de São Paulo que iniciaram suas carreiras na década de 1970. Tal conjunto investigativo compôs a pesquisa de mestrado que resultou na dissertação intitulada Cenotecnia, a criação dos operários da cena: um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

  • Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rei

    Professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: mestrado acadêmico do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Mestrado Acadêmico do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP (2014-2017), curso que Coordenou tanto a elaboração e aprovação do projeto como sua implantação na Instituição (2012-2014). Graduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutor na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Pós-Doutorado na linha de pesquisa em História e Historiografia do Teatro e das Artes do PPGAC-UNIRIO, com pesquisa sobre História da Iluminação Cênica Moderna. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Politica e Cena (UFSJ) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (GPAC)-UFSJ; Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO; e História e Teatro-UFU. Tem experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna, Dramaturgia Moderna Brasileira, História e Formação do Teatro Brasileiro, Iluminação Cênica e Encenação.

  • Priscila de Souza Chagas do Nascimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGAC/UNIRIO. Mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFSJ. Bolsista CAPES (mestrado e doutorado).

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ENTREVISTAS

GOMES, Francolino Manoel. Apêndice B – Entrevista II. [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 110-128, 2022.

MARQUES, Aníbal. Apêndice C – Entrevista III [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 129-150, 2022.

SERRONI, José Carlos. Apêndice G – Entrevista VII [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 200-222, 2022.

TERRIBELE SOBRINHO, Ermelindo. Apêndice A – Entrevista I [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 94-109, 2022.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Nosella, B. L. D., & Nascimento, P. de S. C. do . (2023). Operários da cena: a divisão e a organização do trabalho cenotécnico. Sala Preta, 22(3), 277-302. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p277-302