ECDYSIS: embalagens, maquiagens, mortalhas, entre outras linguagens do corpo-máscara

Autores

  • Erika Schwarz Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p48-70

Palavras-chave:

Corpo-máscara, Corpos expandidos, Figurino ampliado, Mascaramentos performativos

Resumo

Este artigo, resultado da pesquisa de doutorado homônima, apresenta mascaramentos que reconfiguram e expandem o corpo em contextos performativos, buscando contribuir com pensamentos sobre os atos de vestir nas artes vivas contemporâneas. Segundas peles elásticas, máscaras de gesso, capas e invólucros plásticos são tratados como vestíveis e problematizados nos trabalhos de Hélio Oiticica, Lygia Pape, Eleonora Fabião, Tadeusz Kantor e Regina José Galindo, em diálogo com Lea Vergine, Gilles Deleuze e Félix Guattari, Michel Foucault, entre outros, transbordando a noção tradicional de figurino e aproximando a composição corpo-máscara de outras imagens que afirmam a relação arte-vida, tais como casulo, bolsa amniótica, embalagem e mortalha.

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Biografia do Autor

  • Erika Schwarz, Universidade Estadual de Campinas

    Cenógrafa e figurinista. Doutora (2018) em Artes Visuais pela UFRJ e mestre (2012) em Artes Cênicas pela UNIRIO. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Cenografia pela UNIRIO. É professora e pesquisadora no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPACIALIDADES E VISUALIDADES NA CENA EXPANDIDA

Como Citar

Schwarz, E. (2023). ECDYSIS: embalagens, maquiagens, mortalhas, entre outras linguagens do corpo-máscara. Sala Preta, 22(3), 48-70. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p48-70