Caminhar sobre solos movediços: arte, participação e espaço urbano

Autores

  • Joana Dória de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p163-189

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Arte participativa, Site-specific art, Intervenção, Espaço urbano

Resumo

Este artigo apresenta conceitos norteadores da reflexão crítica acerca da arte participativa no espaço urbano, abordando as tensões entre a prática artística em campo expandido e outras esferas da vida social. Em primeiro lugar, trata das motivações que, ao longo da década de 1960, impulsionaram artistas a migrar para fora dos museus e da produção de objetos rumo à proposição de ações. Em seguida, aborda desdobramentos conceituais dos deslocamentos dos anos 1960 que ecoam em experiências atuais: estética relacional (Nicolas Bourriaud), arte participativa (Claire Bishop) e site-specific art (Miwon Kwon). Por fim, no intuito de construir uma perspectiva panorâmica e atual dessas práticas no Brasil, examina trabalhos dos coletivos OPAVIVARÁ! e OPOVOEMPÉ e o projeto Lotes Vagos, dos artistas Breno Silva e Louise Ganz.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPACIALIDADES E VISUALIDADES NA CENA EXPANDIDA

Como Citar

Almeida, J. D. de . (2023). Caminhar sobre solos movediços: arte, participação e espaço urbano. Sala Preta, 22(3), 163-189. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p163-189