Atuação-entre-meios como prática de expansão do campo cênico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p91-111Palavras-chave:
Atuação-entre-meios, Expansão do campo cênico, Tadeusz Kantor, The Wooster GroupResumo
A partir das noções de fracasso e esgarçamento, termos usados por Rosalind Krauss para pensar a expansão do campo da escultura, este artigo volta-se para a observação de procedimentos e processos da montagem de A pink chair (in place of a fake antique) (2018), do Wooster Group/Elizabeth LeCompte, a fim de discutir os entrelaçamentos entre corpos e mídias técnicas de som e imagem no evento teatral, em interlocução com a arqueologia das mídias de Friedrich Kittler e com a ideia de complexo, como pensada pela Física. O trabalho, em seu propósito inicial e resultado final, elabora a noção de atuação-entre-meios como prática de expansão do campo cênico.
Downloads
Referências
FERNANDES, S. Teatro expandido em contexto brasileiro. Sala Preta, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 6-34. 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p6-34.
GUIMARÃES-MARTINS, M. Atuação-entre-meios: cena e tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov. 2023. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. São Paulo: Paulus, 2020. E-book.
KITTLER, F. A. Gramofone, filme, typewriter. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: EdUERJ, 2019.
KITTLER, F. A. Por uma ontologia da mídia. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 143-154, 2018. DOI: 10.29146/eco-pos.v21i2.20493.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 87-93, 2008. Disponível em: https://bit.ly/49xaEGk. Acesso em: 8 dez. 2023.
KRAUSS, R. The real thing: an interview with Rosalind E. Krauss. [Entrevista concedida a] David Plante. Artcritical: the online magazine of art and ideas, [s. l.], 30 Aug. 2013. Disponível em: https://bit.ly/4a6aFl7. Acesso em: 7 dez. 2023.
MACAU, E. E. Sistemas complexos. São José dos Campos: Inpe, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3QSdzlF. Acesso em: 4 out. 2023.
MARTINS, A. O que são sistemas complexos? USP-Sistemas Complexos, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QTa5j3. Acesso em:4 out. 2023.
MCLUHAN, M. A galáxia de Gutemberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional: Editora da Universidade de São Paulo, 1972.
RAMOS, L. F. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.
ROSEVEAR, C. Rodin’s Balzac. MoMA, Nova York, n. 1, p. 5, 1974.
SATO, E. Sistemas complexos e o Nobel de Física de 2021. Instituto Principia, São Paulo, 3 nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/41bo0EF. Acesso em: 4 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marília Guimarães-Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.