Atuação-entre-meios como prática de expansão do campo cênico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p91-111

Palavras-chave:

Atuação-entre-meios, Expansão do campo cênico, Tadeusz Kantor, The Wooster Group

Resumo

A partir das noções de fracasso e esgarçamento, termos usados por Rosalind Krauss para pensar a expansão do campo da escultura, este artigo volta-se para a observação de procedimentos e processos da montagem de A pink chair (in place of a fake antique) (2018), do Wooster Group/Elizabeth LeCompte, a fim de discutir os entrelaçamentos entre corpos e mídias técnicas de som e imagem no evento teatral, em interlocução com a arqueologia das mídias de Friedrich Kittler e com a ideia de complexo, como pensada pela Física. O trabalho, em seu propósito inicial e resultado final, elabora a noção de atuação-entre-meios como prática de expansão do campo cênico.

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Biografia do Autor

  • Marília Guimarães-Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Marília Guimarães-Martins é Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO (Bolsista CAPES/Professora Orientadora Flora Süssekind), com Doutorado Sanduíche na New York University (Bolsista PDSE CAPES/Professora Supervisora no exterior Marta Chaves Peixoto), com Tese intitulada: "Atuação-entre-meios: cena e tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As Três irmãs de Tchekhov". Mestre pelo mesmo Programa (Bolsista CNPQ/Professora Orientadora Angela Materno), com Dissertação intitulada: "À beira da cena: um estudo sobre o ator na encenação de Estamira - Beira do Mundo". Bacharel em Artes Cênicas (habilitação: Direção Teatral) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atriz formada pelo Curso Profissionalizante de Ator da Faculdade da Cidade, coordenado por Bia Lessa. Foi Professora Substituta (Assistente A) da Graduação em Direção Teatral da ECo/UFRJ (2017-2019) e Professora Substituta da Graduação em Cenografia e Licenciatura em Artes da Faculdade de Belas Artes da UFRJ (2009-2010). Membro colaborador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integrou como atriz, por 15 anos, a Cia. Teatral do Movimento, dirigida por Ana Kfouri, e é fundadora da Os Cênicos Cia de Teatro. Em seu currículo constam mais de trinta peças de teatro, nas quais atuou ou dirigiu. Atuou ainda em cinema e em novelas na Rede Globo. Foi coordenadora e diretora artística do Núcleo de Radiodramaturgia EBC (Empresa Brasil de Comunicação), onde dirigiu peças radiofônicas, veiculadas nas Rádios MEC e Nacional, de 2011 a 2014. Também foi diretora e atriz do programa de radioteatro Perguntar e Pensar, por 12 anos (2008-2020), no qual realizou mais de 500 programas (Rádio MEC e SBPRJ).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPACIALIDADES E VISUALIDADES NA CENA EXPANDIDA

Como Citar

Guimarães-Martins, M. . (2023). Atuação-entre-meios como prática de expansão do campo cênico. Sala Preta, 22(3), 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p91-111