Laborarte: pioneirismo decolonial no teatro maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i1p85-110

Palavras-chave:

Cultura, Decolonialidade, Identidade, Laborarte, Pioneirismo

Resumo

Esta pesquisa propõe investigar o impacto do Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte) no teatro brasileiro, com ênfase em sua abordagem decolonial. O quadro teórico abrange teorias decoloniais, teatro político e cultura maranhense. Os objetivos são analisar a contribuição do Laborarte para a desconstrução de estereótipos, valorização da cultura local e promoção da justiça social no teatro maranhense. A metodologia inclui a análise de textos teatrais, entrevistas e análise de contexto histórico. Os resultados destacam o papel pioneiro do Laborarte na decolonialidade teatral, influenciando produções subsequentes a abraçar uma perspectiva inclusiva e justa da realidade maranhense.

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Biografia do Autor

  • Raylson Conceição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bolsista Capes no curso de doutorado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

  • Michelle Cabral, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Católica Universidade do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIAS DA CENA EM PERSPECTIVAS DO SUL

Como Citar

Conceição, R. S. da, & Fonseca, M. N. C. (2024). Laborarte: pioneirismo decolonial no teatro maranhense. Sala Preta, 23(1), 85-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i1p85-110

Dados de financiamento