Dramaturgias negras do sul: assentamentos culturais e políticos da cena amefricana do Pampa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i1p57-84Palavras-chave:
Dramaturgia negra, Pampa amefricano, Afrocentricidade, Decolonialidade, ReterritorializaçãoResumo
Este artigo apresenta as reflexões sobre dramaturgias negras produzidas no Pampa sul-americano, na segunda década do século XXI, a partir das obras Cavalo de Santo (Brasil), La Diosa y la noche: el musical de Rosa Luna (Uruguai) e No es país para negras II (Argentina), sob as perspectivas afrocêntricas. A abordagem considera a existência de um Pampa amefricano na perspectiva da antropóloga Lélia Gonzalez e busca analisar a dramaturgia que embasa a cena teatral a partir das categorias de ancestralidade, reexistência, agenciamento e luta antirracista, para compreender as características, abordagens e contribuições para o processo de reterritorialização da negritude no Sul.
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