Cenografia expandida a partir do sul: por uma perspectiva decolonial da linguagem, prática e estética espaço-visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i1p7-34

Palavras-chave:

Cenografia expandida, Materialidade, Performatividade, Precariedade, Sul Global

Resumo

Entre as atuais definições da cenografia, investigaremos, a partir de uma perspectiva do Sul Global, o conceito de cenografia em campo expandido, cuja prática acontece fora do edifício teatral, numa relação ambiental. A partir da ideia de uma epistemologia do Sul, defendida pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, são apresentados e analisados diferentes aspectos desses fazeres em suas múltiplas linguagens e conceitos, utilizando referências e exemplos de pesquisas realizadas em países latino-americanos, como o Brasil, além de África do Sul, Índia e Grécia.

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Biografia do Autor

  • Renato Bolelli Rebouças, Universidade de São Paulo

    Cenógrafo, diretor de arte, figurinista, artista multimeios, curador, educador e pesquisador junto ao Laboratório de Práticas Performativas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor e Mestre em Cenografia pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. Arquiteto formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIAS DA CENA EM PERSPECTIVAS DO SUL

Como Citar

Rebouças, R. B. (2024). Cenografia expandida a partir do sul: por uma perspectiva decolonial da linguagem, prática e estética espaço-visual. Sala Preta, 23(1), 7-34. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i1p7-34