Mediação artística: ações entre a universidade e a escola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p96-115Palavras-chave:
Mediação, Licenciatura, Artes cênicas, Formação artística, Formação de espectadoresResumo
Este artigo visa compreender como iniciativas na área da mediação artística e formação de espectadores contribuem para a formação dos artistas, especialmente no âmbito da graduação. Partimos da experiência com projetos de extensão que estabelecem ligação entre estudantes de licenciatura e estudantes do Ensino Básico, de modo a observar os impactos das ações desenvolvidas na formação dos participantes. Conceitualmente, o artigo está apoiado nos estudos de mediação e formação de espectadores desenvolvidos por Flávio Desgranges, Maria Lúcia Souza Barros Pupo e Ingrid Dormien Koudela.
Downloads
Referências
DESGRANGES, F. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
DESGRANGES, F. A pedagogia do espectador. São Paulo: Editora Hucitec, 2003.
KOUDELA, I. D. A ida ao teatro. Programa Cultura é Currículo. São Paulo, 2010. Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/420090630140316A%20ida%20ao%20teatro.pdf Acesso em: 20 mar. 2024.
KOUDELA, I. D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.
PUPO, M. L. S. B. Para alimentar o desejo de teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
PUPO, M. L. S. B. Diálogos sobre a cena, diálogos com a cena. In: DESGRANGES, F.; SIMÕES, G. O ato do espectador. São Paulo: Hucitec, 2017. p. 297-315.
RICCI, N. M. Formação em jogo: mediação teatral, universidade e escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SOLER, M. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. São Paulo: Hucitec, 2010.
OLIVEIRA, N. W. A mediação teatral no Québec: políticas e projetos para formação do espectador. In: DESGRANGES, F.; SIMÕES, G. O ato do espectador. São Paulo: Hucitec; Florianópolis: iNerTE, 2017. p. 250–279.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nina Menezes Ricci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.