Performatividade imprevista: propostas de mediação do grupo iNerTE para a construção de um debate pelo avesso

Autores

  • Giuliana Simões Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p6-22

Palavras-chave:

Estética da recepção, Artes da cena, Mediação, Espectadores

Resumo

Diante de uma obra de arte, a leitura dos diversos signos oferecidos ocorre tanto sobre a obra quanto para além dela; a leitura da cena corresponde a criações recuperadas pelos espectadores, sempre de maneira diversa e imprevisível. Este artigo apresenta os estudos de mediação efetivados pelo grupo Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (iNerTE), que procura entrecruzar o estudo de teorias da recepção e a prática de mediação proposta aos espectadores. Entre as ações de mediação organizadas pelo grupo, destacamos os diálogos com espectadores, ocorridos após a apresentação de espetáculos, que batizamos de debates pelo avesso. Como estudo de caso, descrevemos o debate realizado a partir do espetáculo 66 minutos em Damasco, apresentado na I Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo – Realidades Incendiárias, em 2013. Torna-se possível constatar, a partir dessa análise, que o engajamento dos participantes em um debate não se efetiva apenas pelo divertimento, tendo em vista o ambiente de ludicidade em que pode se instaurar, mas que se faz necessário que partilhemos o propósito de estarmos ali. Além disso, notamos que os eixos reflexivos da pesquisa desenvolvida pelo grupo são instauradores do convite, evidenciando o momento primordial em que os espectadores revisitam as próprias referências em busca da leitura dos signos artísticos apresentados pela obra.

 

 

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Biografia do Autor

  • Giuliana Simões, Universidade de São Paulo

    Pós-doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) em São Paulo.

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

DOSSIÊ MEDIAÇÃO – ENTRE PÚBLICO, AÇÃO E CENA

Como Citar

Simões, G. (2024). Performatividade imprevista: propostas de mediação do grupo iNerTE para a construção de um debate pelo avesso. Sala Preta, 23(2), 6-22. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p6-22