Performatividade imprevista: propostas de mediação do grupo iNerTE para a construção de um debate pelo avesso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p6-22Palavras-chave:
Estética da recepção, Artes da cena, Mediação, EspectadoresResumo
Diante de uma obra de arte, a leitura dos diversos signos oferecidos ocorre tanto sobre a obra quanto para além dela; a leitura da cena corresponde a criações recuperadas pelos espectadores, sempre de maneira diversa e imprevisível. Este artigo apresenta os estudos de mediação efetivados pelo grupo Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (iNerTE), que procura entrecruzar o estudo de teorias da recepção e a prática de mediação proposta aos espectadores. Entre as ações de mediação organizadas pelo grupo, destacamos os diálogos com espectadores, ocorridos após a apresentação de espetáculos, que batizamos de debates pelo avesso. Como estudo de caso, descrevemos o debate realizado a partir do espetáculo 66 minutos em Damasco, apresentado na I Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo – Realidades Incendiárias, em 2013. Torna-se possível constatar, a partir dessa análise, que o engajamento dos participantes em um debate não se efetiva apenas pelo divertimento, tendo em vista o ambiente de ludicidade em que pode se instaurar, mas que se faz necessário que partilhemos o propósito de estarmos ali. Além disso, notamos que os eixos reflexivos da pesquisa desenvolvida pelo grupo são instauradores do convite, evidenciando o momento primordial em que os espectadores revisitam as próprias referências em busca da leitura dos signos artísticos apresentados pela obra.
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