Sujeitas(os) da fala: dramaturgia contemporânea, autorias negras e escrita enquanto dominação (ou emancipação?)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i3p140-159

Palavras-chave:

Dramaturgia Negra, Teatro Negro, Dramaturgia Contemporânea

Resumo

Neste estudo, teço a ideia de dramaturgia negra a partir da perspectiva contemporânea (em relação à sua historicidade) e brasileira (territorial e por meio da experiência desses corpos em tal), percorrendo instâncias, como a autoria, as temáticas, as formas, o público ao qual os textos se destinam e as estratégias de escrita tomadas por cada autora/autor, refletindo criticamente sobre os sintomas do racismo estrutural, quanto ao acesso e à possibilidade da escrita teatral ser uma área para corpos negros. Trago os trabalhos de Leda Martins, Evani Lima, Eduardo Duarte e Silvio Almeida para realizar uma revisão de literatura e análise sobre a prática de dramaturgas/os negras/os contemporâneas/os, apoiando-me em conceitos como oralitura, escrevivência e encruzilhada.

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Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Mendonça Filho, Universidade Federal do Paraná

    Dramaturgo, ator, pesquisador em artes cênicas e professor de teatro. Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2024-12-26

Edição

Seção

DOSSIÊ PERFORMATIVIDADES NEGRAS

Como Citar

Mendonça Filho, C. A. (2024). Sujeitas(os) da fala: dramaturgia contemporânea, autorias negras e escrita enquanto dominação (ou emancipação?). Sala Preta, 23(3), 140-159. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i3p140-159