Sujeitas(os) da fala: dramaturgia contemporânea, autorias negras e escrita enquanto dominação (ou emancipação?)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i3p140-159Palavras-chave:
Dramaturgia Negra, Teatro Negro, Dramaturgia ContemporâneaResumo
Neste estudo, teço a ideia de dramaturgia negra a partir da perspectiva contemporânea (em relação à sua historicidade) e brasileira (territorial e por meio da experiência desses corpos em tal), percorrendo instâncias, como a autoria, as temáticas, as formas, o público ao qual os textos se destinam e as estratégias de escrita tomadas por cada autora/autor, refletindo criticamente sobre os sintomas do racismo estrutural, quanto ao acesso e à possibilidade da escrita teatral ser uma área para corpos negros. Trago os trabalhos de Leda Martins, Evani Lima, Eduardo Duarte e Silvio Almeida para realizar uma revisão de literatura e análise sobre a prática de dramaturgas/os negras/os contemporâneas/os, apoiando-me em conceitos como oralitura, escrevivência e encruzilhada.
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