Mecanismos de fomento, circuitos de produção teatral e sustentabilidade financeira de artistas da cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i1p40-72

Palavras-chave:

Produção teatral, Artista da cena, Economia da cultura, Mecanismos de fomento

Resumo

Este estudo se propõe a traçar características de diferentes modos, sistema e circuitos de produção teatral no contexto latino-americano. O objetivo é de, a partir das definições traçadas, levantar fontes de financiamento e estratégias de sustentabilidade de artistas da cena circunscritos no contexto brasileiro. A pesquisa foi realizada a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, tendo como referencial pesquisadoras do campo da economia da cultura, políticas, produção e gestão cultural. De forma geral, conclui-se que há necessidade de diversificação das fontes de receita para realização da atividade teatral, bem como para a sustentabilidade pessoal de trajetórias artísticas.

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Biografia do Autor

  • Heloisa Marina, Universidade Federal de Minas Gerais

    Atriz-produtora, pesquisadora e professora de teatro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do grupo de pesquisa Atuar-Produzir e coordenadora-geral da TV-UFMG.

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Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E ECONOMIA DAS ARTES CÊNICAS

Como Citar

Marina, H. (2025). Mecanismos de fomento, circuitos de produção teatral e sustentabilidade financeira de artistas da cena. Sala Preta, 24(1), 40-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i1p40-72