Entre o acesso e a participação: perspectivas para as artes cênicas na democracia cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i1p161-190

Palavras-chave:

Democracia cultural, Políticas culturais, Artes cênicas

Resumo

O artigo explora a relação entre políticas culturais e práticas de democratização e democracia cultural no Brasil, com foco nas artes cênicas. O texto analisa a fragilidade das políticas públicas culturais no país, bem como os desafios de gestão e a necessidade de modelos mais inclusivos e participativos. O conceito de democracia cultural é aprofundado em contraste com a democratização da cultura, destacando a importância de ações que envolvam diferentes comunidades e enfatizem a diversidade. Como breves exemplos de modelos participativos, são apresentados os desafios e as resistências políticas e estéticas da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e da Terreira da Tribo, em Porto Alegre (RS). O artigo defende a necessidade de ações culturais estruturadas em valores estéticos, sociais e políticos, que promovam o empoderamento cidadão e a transformação cultural efetiva.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo dos Santos Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Escola Livre de Dança de Santo André.

  • Christine Greiner, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora livre-docente em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Bolsista PQ2 do CNPq. Ensina na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na graduação em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP.

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Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E ECONOMIA DAS ARTES CÊNICAS

Como Citar

Monteiro, R. dos S., & Greiner, C. (2025). Entre o acesso e a participação: perspectivas para as artes cênicas na democracia cultural. Sala Preta, 24(1), 161-191. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i1p161-190