A emergência do Grand-Guignol no Brasil: um estudo sobre Dominó Negro (1916)

Autores

  • Sofia Fransolin Pires de Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa de Oliveira Neves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i2p195-216

Palavras-chave:

Grand-Guignol, Teatro brasileiro, Belle époque, Guilhermina Rocha

Resumo

O presente artigo visa apresentar um estudo inédito sobre a incursão do Grand-Guignol no teatro brasileiro a partir do século XX, por meio das turnês de companhias estrangeiras, mas também a partir da difusão do termo para classificar dramaturgias nacionais que apresentassem em suas estruturas elementos em comum com a linguagem francesa. Tomando como exemplo o caso da peça Dominó Negro (1916), de Guilhermina Rocha, o artigo visa trazer à luz um gênero que ainda é pouco abordado dentro da Academia, buscando compreender como o Grand-Guignol pode ser encarado, dentro do período pré-modernista, como uma tentativa de modernização do drama.

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Biografia do Autor

  • Sofia Fransolin Pires de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda do PPG Artes da Cena IA/UNICAMP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP, nº: 2021/09296-6. Realizou estágio de pesquisa no exterior - BEPE (nº2023/04645-8) na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (França)

  • Larissa de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas

    Professora associada do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Tem mestrado, doutorado e livre-docência pela Unicamp. Realizou pós-doc nas Universidades Sorbonne Nouvelle (França) e Brunel University (Inglaterra).

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Publicado

2025-08-11

Edição

Seção

DOSSIÊ: TEATRO BRASILEIRO COMO PROBLEMA HISTÓRICO, O BRASIL COMO PROBLEMA NO TEATRO

Como Citar

Almeida, S. F. P. de, & Neves, L. de O. (2025). A emergência do Grand-Guignol no Brasil: um estudo sobre Dominó Negro (1916). Sala Preta, 24(2), 195-216. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i2p195-216