A luz cênica engendrando bricolagens no teatro infantil

Autores

  • Fernanda Guimarães Mattos Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p178-202

Palavras-chave:

Bricoleur, Espectador infantil, Imaginação, Luz cênica

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel da luz cênica no teatro infantil como linguagem poética, capaz de desenvolver a imaginação e fomentar múltiplas leituras. Fundamentado nos conceitos de bricoleur, de Claude Lévi-Strauss, e nos estudos de Gaston Bachelard sobre a imagem poética como fenômeno variacional, entende-se o espectador, especialmente a criança, como agente ativo na construção de sentidos, articulando fragmentos visuais com base em suas subjetividades. Sustentado ainda pelos postulados de Lev Vigotski sobre os mecanismos da imaginação criativa, o estudo investiga como os processos próprios do desenvolvimento infantil, são ativados pelo desenho de luz, atribuindo a esse espectador um olhar bricoleur diante da cena.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Guimarães Mattos Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Iluminadora cênica, pesquisadora das visualidades da cena e artista teatral. Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde defendeu a tese “Poéticas da Luz Cênica no Teatro Infantil”, sob orientação da Profa. Dra. Lidia Kosovski e coorientação do Prof. Dr. José Dias, professor emérito da UNIRIO. Sua atuação concentra-se em temas como desenho de luz, luz para teatro infantil, visualidades da cena e dramaturgia da luz em contextos narrativos e de pesquisa.

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Souza, F. G. M. (2025). A luz cênica engendrando bricolagens no teatro infantil. Sala Preta, 24(3), 178-202. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p178-202