A luz cênica engendrando bricolagens no teatro infantil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p178-202Palavras-chave:
Bricoleur, Espectador infantil, Imaginação, Luz cênicaResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel da luz cênica no teatro infantil como linguagem poética, capaz de desenvolver a imaginação e fomentar múltiplas leituras. Fundamentado nos conceitos de bricoleur, de Claude Lévi-Strauss, e nos estudos de Gaston Bachelard sobre a imagem poética como fenômeno variacional, entende-se o espectador, especialmente a criança, como agente ativo na construção de sentidos, articulando fragmentos visuais com base em suas subjetividades. Sustentado ainda pelos postulados de Lev Vigotski sobre os mecanismos da imaginação criativa, o estudo investiga como os processos próprios do desenvolvimento infantil, são ativados pelo desenho de luz, atribuindo a esse espectador um olhar bricoleur diante da cena.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FÉRAL, J. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FORJAZ, C. À luz da linguagem: a iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “scriptura do visível” & outras poéticas da luz. 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.
ORTIZ, F. O espetáculo: a linguagem cênica no teatro para crianças. In: KUHNER, M. H. O teatro dito infantil. Florianópolis: Fundação Cultural de Blumenau, 2003. p. 58-61.
PIORSKI, G. Brinquedos de chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SOUZA, F. G. M. Poéticas da luz cênica no teatro infantil. 2025. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
TUDELLA, E. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: Edufba, 2017.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Guimarães Mattos Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.