Violência e racialidade na dramaturgia contemporânea

Autores

  • Marcos Nogueira Gomes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p35-56

Palavras-chave:

Necronarrativa, Dramaturgia contemporânea, Racialidade, Encarceramento em massa

Resumo

Este artigo parte do conceito de necronarrativa, proposto por Aldri Anunciação, para investigar como a violência e a racialidade se articulam na dramaturgia contemporânea brasileira. A análise se concentra em peças que abordam o genocídio e o encarceramento em massa da juventude negra e periférica, como Buraquinhos ou o vento é inimigo do picumã (Jhonny Salaberg), Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos (Dione Carlos) e Cavalos pretos são imensos (Bárbara Esmenia). As obras destacadas ampliam as perspectivas raciais e de gênero ao subverterem estereótipos e proporem novas poéticas que confrontam um imaginário historicamente construído por dramaturgos brancos. O artigo deriva da tese Terça sem teatro: blackface, agência e representações negras na dramaturgia contemporânea, defendida por mim com apoio da bolsa CAPES.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Nogueira Gomes, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisa fomentada pela CAPES. É dramaturgo, diretor, ator e pesquisador teatral, cofundador do Grupo II e do Espaço Garganta.

Referências

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2021.

ANUNCIAÇÃO, A. A. A. Necronarrativa teatral: necropolítica como pulsão criativa de narrativas ficcionais para cena. Pitágoras 500, Campinas, v. 8, n. 1, p. 86-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v8i1.8651463.

CARLOS, D. Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos. (Coleção Teatro Contemporâneo). São Paulo, 2022.

CAVALOS pretos são imensos. Dramaturgia: Bárbara Esmenia. Encenação: Thais Dias. Peça teatral apresentada no Centro Cultural São Paulo, 2022.

DUARTE, C. Trio de jovens é condenado a 42 anos após serem reconhecidos em foto do Facebook. Ponte, 4 set. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/mrxw3456. Acesso em: 13 nov. 2023.

ESPETÁCULO “Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos” estreia no Sesc Piracicaba (SP). Notícia Preta, 5 out. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/46346csu. Acesso em: 16 nov. 2023.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – FBSP. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: FBSP, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/awvwsh3h. Acesso em: 10 nov. 2023.

GOMES, M. N. Materialidades na dramaturgia contemporânea: o prêmio Shell em São Paulo (2005–2015). 2017. 171f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/151147. Acesso em: 28 out. 2022.

HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.

LEIA a íntegra do estatuto. Folha de S.Paulo, São Paulo, 25 maio 1997. Disponível em: https://tinyurl.com/2hmx3k8j. Acesso em: 13 nov. 2023.

LEPECKI, A. Coreo-política e coreo-polícia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, 2, p. 41-60, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p41.

LIMA, V. T. de. Olhando um teatro negro por buraquinhos. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, DF, v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1039. Acesso em: 12 set. 2023.

MARTINS, L. M. Performance do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MOTA, C. V. “Fui preso após foto do meu Facebook ir parar em álbum de suspeitos”; polícia prende inocentes cm base em reconhecimento fotográfico falho. BBC News Brasil, São Paulo, 13 ago. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/2j7brxtz. Acesso em: 13 nov. 2023.

PODERES PRETOS. Homem negro é solto pelo STJ após ter sido preso injustamente com base em reconhecimento por foto. Mídia Ninja, 11 maio 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/5a7sd6rw. Acesso em: 13 nov. 2023.

POLÊMICA peça “Salmo 91” tem sua última apresentação hoje em SP. Folha de S.Paulo, São Paulo, 19 ago. 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/mum3b9n4. Acesso em: 13 nov. 2023.

PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

RIBEIRO, M. “Eu decido se ‘cês vão lidar com king ou se vão lidar com kong” homens pretos, masculinidades negras e imagens de controle na sociedade brasileira. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 25, p. 117-134, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4911. Acesso em: 12 de set. 2023.

SALABERG, J. Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.

SALABERG, J. Parto pavilhão. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Gomes, M. N. (2025). Violência e racialidade na dramaturgia contemporânea. Sala Preta, 24(3), 35-56. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p35-56