Dramaturgia do encontro: o planejamento de aula como prática dramatúrgica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p71-97Palavras-chave:
dramaturgia, planejamento, Pedagogia das Artes Cênicas, Processos Artísticos e Pedagógicos, criação compartilhadaResumo
Este artigo propõe levar à compreensão o planejamento de aulas de teatro como prática dramatúrgica. Inspirando-se na noção contemporânea de dramaturgia como composição do sensível, o texto levanta a ideia de “dramaturgia do encontro” para deslocar o planejamento de sua função prescritiva e normatizadora para um gesto criativo, sensível e coletivo. A partir de uma leitura crítica das reformas curriculares e da centralidade contemporânea das habilidades e competências, o artigo investiga como é possível habitar a contradição do presente sem renunciar à criação. Planejar, aqui, é compreendido como construção estética de atmosferas, campos de presença e zonas de latência, em que a aula se configura como escritura provisória de mundos possíveis.
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