Dramaturgia do encontro: o planejamento de aula como prática dramatúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p71-97

Palavras-chave:

dramaturgia, planejamento, Pedagogia das Artes Cênicas, Processos Artísticos e Pedagógicos, criação compartilhada

Resumo

Este artigo propõe levar à compreensão o planejamento de aulas de teatro como prática dramatúrgica. Inspirando-se na noção contemporânea de dramaturgia como composição do sensível, o texto levanta a ideia de “dramaturgia do encontro” para deslocar o planejamento de sua função prescritiva e normatizadora para um gesto criativo, sensível e coletivo. A partir de uma leitura crítica das reformas curriculares e da centralidade contemporânea das habilidades e competências, o artigo investiga como é possível habitar a contradição do presente sem renunciar à criação. Planejar, aqui, é compreendido como construção estética de atmosferas, campos de presença e zonas de latência, em que a aula se configura como escritura provisória de mundos possíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Filipe Brancalião Alves de Moraes, Universidade Estadual de Maringá

    Professor do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Lidera o Grupo de Pesquisa “Observatório do Ensino do Teatro” (UEM) e integra o GPPAC da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre e Doutor em Artes pela ECA/USP, investiga as relações entre Teatro, Política e Educação. Encenador e ator, integra o coletivo Teatro do Abandono.

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

ARAÚJO, A. A gênese da vertigem: o processo de criação de O Paraíso Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Realizações, 2012.

DANAN, J. Mutações da dramaturgia: tentativa de enquadramento (ou desenquadramento). MORINGA – Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 117-123, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/4802. Acesso em: 28 abr. 2025.

FERNANDES, S. Teatro expandido em contexto brasileiro. Sala Preta, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 6-34, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p6-34.

FERREIRA, R. V. BNCC Arte: entre o sonho neoliberal e o governo da alma. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/88153841-8fca-4761-ab9c-fd78789e7431/content. Acesso em: 16 set. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

ICLE, G. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 70-77, 2018. DOI: 10.5965/1414573102172011070.

MORAES, F. B. A. de. Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política. 2023. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. DOI:10.11606/T.27.2023.tde-27062023-103424.

MORAES, F. B. A. de; VELOSO, V. Em torno dos enunciados ou o que os enunciados mobilizam nas salas de aula e ensaio. In: PUPO, M. L. de S. B.; VELOSO, V. (org.). Pedagogia das artes cênicas: múltiplos olhares. São Paulo: ECA-USP, 2022. p. 201-225.

NICOLETE, A. Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Sala Preta, São Paulo, v. 2, p. 318-325, 2002. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v2i0p318-325.

PAVIS, P. Dicionário do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

RANCIÈRE, J. Aisthesis: cenas do regime estético da arte. Tradução: Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Editora 34, 2021.

RANCIÈRE, J.; JDEY, A. O método da cena. Belo Horizonte: Quixote + DO Editoras Associadas, 2021.

REWALD, R. Dramaturgia: o texto e tudo mais ao redor. Sala Preta, São Paulo, v. 9, p. 281-291, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v9i0p281-291.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Moraes, F. B. A. de. (2025). Dramaturgia do encontro: o planejamento de aula como prática dramatúrgica. Sala Preta, 24(3), 71-97. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p71-97