O esticar de formas dramatúrgicas em proposições para um público-participante: Um estudo das peças Manifesto Transpofágico, Azira’i – um musical de memórias e Hoje não saio daqui

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p7-34

Palavras-chave:

dramaturgia contemporânea, dramaturgia brasileira, dramaturgia decolonial

Resumo

Este estudo tem como premissa investigar formas dramatúrgicas que comportam em suas estruturas jogos performativos, aberturas da experiência cênica para o acaso, levando em conta a relação com um público-participante corresponsável pela cena. Tais proposições serão analisadas a partir de três peças brasileiras contemporâneas: Manifesto Transpofágico (2021), de Renata Carvalho, Azira’i – um musical de memórias (2024), de Zahy Tentehar e Duda Rios, e, Hoje não saio daqui (2020), da Cia Marginal e Jô Bilac. Textos escritos majoritariamente por autores-atores para seus próprios corpos, levando em conta suas identidades dissidentes. Partindo de pressupostos autoficcionais e fabulações críticas, tais vozes acessam estruturas sociais maiores contribuindo para a cena decolonial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Pamplona, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Letras

    Diretora, dramaturga, roteirista e curadora nos campos de teatro, performance e audiovisual. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora visitante na New York University (NYU) no departamento de Performance Studies. Pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Referências

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e a subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

CARVALHO, R. Manifesto transpofágico. São Paulo: Casa 1; Editora Monstra, 2021.

CIA MARGINAL; BILAC, J. Hoje não saio daqui. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020.

DUARTE, C. L.; NUNES, I. R (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

FERNANDES, S. Teatro expandido em contexto brasileiro. Sala Preta, São Paulo, v. 18, nº1, p. 6-34, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p6-34.

GOLDBERG, R. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução: Percival Panzolo de Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

JESUS, J. G. de. Nossos corpos falam. In: CARVALHO, R. Manifesto transpofágico. São Paulo: Casa 1; Editora Monstra, 2021.

KRENAK, A. A Fábula não sangra. In: TENTEHAR, Z.; RIOS, D. Azira’í – um musical de memórias. Rio de Janeiro: Cobogó, 2024.

LEHMANN, H. Teatro Pós-Dramático. Tradução: Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MUÑOZ, J. E. Disidentifications: Queers of Color and the Performance of Politics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

OLIVEIRA, L. S. de. O Corpo da página: saberes decoloniais em três publicações de dramaturgia. Pontos de Interrogação, Salvador, v. 13, n. 3, p. 125-148, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p125.

PENONI, I. Escuta, representatividade e construção coletiva numa encenação com a cia marginal. In: ANDRADE, C. de; GUENZBURGER, G.; PENONI, I. (org.). Cenas Cariocas: modos, políticas e poéticas teatrais contemporâneas. Rio de Janeiro: Garamond, 2020. p. 125-152.

RICŒUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François. Campinas: Editora Unicamp, 2007.

ROACH, J. Cities of the Dead: Circum-Atlantic Performance. New York: Columbia University Press, 1996.

SARRAZAC, J. O futuro do drama. Tradução: Alexandra Moreira da Silva. Porto: Campo das Letras, 2002.

SOLEDADE, V. da. Um deslocamento do comum para o incomum. Questão de Crítica, Rio de Janeiro, 3 dez. 2020. Disponível em: http://www.questaodecritica.com.br/2020/12/hoje-eu-nao-saio-daqui/. Acesso em: 21 abr. 25.

TENTEHAR, Z.; RIOS, D. Azira’í – um musical de memórias. Rio de Janeiro: Cobogó, 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Pamplona, J. (2025). O esticar de formas dramatúrgicas em proposições para um público-participante: Um estudo das peças Manifesto Transpofágico, Azira’i – um musical de memórias e Hoje não saio daqui. Sala Preta, 24(3), 7-34. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p7-34