Gestualidade da Dança Clássica Indiana Odissi e dança contemporânea ocidental: interfaces

Autores

  • Mariana Baruco Machado Andraus Universidade Estadual de Campinas
  • Marília Vieira Soares Universidade Estadual de Campinas
  • Inaicyra Falcão dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p71-82

Palavras-chave:

dança moderna, história da dança, artes corporais do oriente

Resumo

Partindo do estudo do pesquisador Mark Wheeler sobre diferentes formas de apropriação do Oriente por coreógrafos modernos e pós-modernos norte-americanos, das mais superficiais às mais essenciais, já ocorridas na história da dança, este artigo sugere maneiras de um bailarino contemporâneo beneficiar-se de um treinamento em Odissi em sua preparação técnica e estética.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Baruco Machado Andraus, Universidade Estadual de Campinas
    Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas.
  • Marília Vieira Soares, Universidade Estadual de Campinas
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP.
  • Inaicyra Falcão dos Santos, Universidade Estadual de Campinas
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Andraus, M. B. M., Soares, M. V., & Santos, I. F. dos. (2013). Gestualidade da Dança Clássica Indiana Odissi e dança contemporânea ocidental: interfaces. Sala Preta, 13(1), 71-82. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p71-82