Caminho de volta

Autores

  • Marina Henriques Coutinho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p69-77

Palavras-chave:

Ação cultural, Teatro em comunidades, Extensão.

Resumo

O artigo analisa a trajetória da autora no campo do teatro em comunidades e a experiência do projeto de extensão em teatro atualmente por ela coordenado no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, à luz da teoria da ação cultural dialógica proposta por Paulo Freire. O texto também aborda as relações entre teatro e comunidades no âmbito dos projetos artísticos e sociais desenvolvidos nas favelas do Rio de Janeiro e implementados pelas organizações não governamentais (ONGs), investigando, especialmente, o papel do “artista facilitador”.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Henriques Coutinho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Professora do Departamento de Ensino do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO) na área de Teatro, Educação e Cultura. É Mestre em Teatro (UNIRIO), atriz e Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2007, foi contemplada pelo Programa de bolsas de alto nível da União Européia para a América Latina e participou do curso Teatro e Mídia para o Desenvolvimento Social na Universidade de Winchester, Inglaterra (2008). Ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica desenvolveu um particular interesse pelas relações entre o Teatro e Pedagogia, tanto no contexto da educação formal quanto no da educação não-formal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidades, participação em projetos sociais, interpretação, trabalhos como atriz e oficina de teatro para crianças e adolescentes. Atualmente coordena o projeto de extensão Teatro em Comunidades - Redes de Teatro na Maré.

Downloads

Publicado

2012-07-06

Edição

Seção

EM PAUTA