O teatro da operação e a cena energética
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p141-148Palavras-chave:
ENCENAÇÃO, DIREÇÃO, OPERAÇÃO, TEATRO ENERGÉTICOResumo
O artigo aborda questões relacionadas a uma certa modalidade de escritura cênica manifesta na contemporaneidade, cuja matéria espetacular (e sua imaterialidade) nunca é dirigida pelo espírito do encenador (ou de um coletivo), nem tampouco a ele se dirige, dando ensejo à concretização de um tipo de “teatro da operação” que, ao mesmo tempo que elimina os direitos do autor, faz suprimir também as formulações de ordem conceitual e discursiva comuns ao “espírito ativo” - esprit actif - enquanto instância cuja destinação é questionar, de acordo com as demandas do sentido e da significação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.