Crítica e ficção na análise do teatro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p143-152Palavras-chave:
Crítica teatral, Dramaturgia contemporânea, Formas híbridas, Crítica ficcional, Crítico-rapsodoResumo
Neste artigo, defende-se a hipótese de que a presença recorrente de narrativas nos textos críticos que analisam a criação cênica contemporânea sugere que estamos diante de um novo gênero ou subgênero literário em expansão, ainda sem nome definido, que se situa na fronteira entre a análise científica e a ficção. A partir dessa observação, delineia-se a figura do crítico-rapsodo, que não só analisa e descreve as experiências teatrais, mas também se apropria delas e as reconfigura a partir da sua leitura. Finalmente, sugere-se uma potencialização dessa figura através do exemplo dos textos híbridos de Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño, propondo-se a criação de experimentos cênicos ficcionais que possam fecundar, crítica e criativamente, o teatro contemporâneo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. L’uomo senza contenuto, Macerata, Quodlibet, 2005.
ARAÚJO, Antonio. A cena como processo de conhecimento. In: RAMOS, Luiz Fernando (org). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012, 105-113.
BAUMGÄRTEL, Stephan; MARENGO, Mayana. The jogo-go-go must go on ― a construção de uma interpelação trágico-farsesca na performance urbana contemporânea: o exemplo Hasard do Erro Grupo. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 76 a 90. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p76-90
BOLAÑO, Roberto. La literatura nazi en América. Barcelona: Seix Barral, 1996.
BONARDI, Alain; ROUSSEAUX, Francis. New approaches of theatre and opera directly inspired by interactive data-mining. In: Proceedings of the Int. Conf. Sound & Music Computing (SMC’04). 2004, p. 1-4.
Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.106.7566
BONFITTO, Matteo. The Artist is Present: as artimanhas do visível. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 83-96, jan.abr.2014.
Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca
BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.
BOUKO, Catherine. Les parcours immersifs et l’expérience quotidienne de la marche. In: Réel-virtuel, v. 2, n. 2, 2011.
Disponível em: https://dipot.ulb.ac.be/dspace/bitstream/2013/88099/1/BOUKO.pdf
BOURDIEU, Pierre. Les regles de l’art. Genèse et structure du champ littéraire. Paris: Éd. du Seuil, 1992.
CAUSEY, Matthew. Theatre and Performance in Digital Culture. London: Routledge, 2009.
COHEN, Roberto. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CORNAGO BERNAL, Óscar. El teatro de acciones o las ficciones reales. In: Primer Acto: Cuadernos de investigación teatral, Nº 313, 2006, p.134-144.
Disponível em:
http://artesescenicas.uclm.es/archivos_subidos/textos/62/ESCENA%20CONTEMPORANEA%202006.pdf
DELMANTO, Ivan. Onde se narra a notável relação entre performance e ação pedagógica: espécie mal formada de escrutínio e tentativa de reler a negatividade na experiência da II Trupe de Choque a Contrapelo. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 91 a 103. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p91-103
DE MARINIS, Marco. Nova teatrologia e performance studies: questões para um diálogo. Trad: Joice Brondaini. In: REPERTÓRIO: Teatro & Dança, n. 15, p. 95-103, 2011.
Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/5216/3766
FELINTO, Erick. Zona Cinzenta: Imaginação e Epistemologia Fabulatória em Vilém Flusser. In: Anais do XXIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Belém: UFPA, maio de 2014.
Disponível em:
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, nº 8, p. 197 a 210. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210
_____________. Teatro, teoría y prática: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo, Perspectiva: Fapesp, 2010, Coleção Estudos; 277, pág. 48.
FLOREZ, Victor M. V. Poéticas do luto: memórias que ocupam a cidade. Trad: Camila Scudeler. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 4 a 22. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p4-22
GARCÍA LEYVA, Luvel. O corpo cubano e suas performances do queloide na ilha do espetáculo. Trad: Hanna Araújo. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 67 a 75. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p67-75
GUTIERREZ GIRALDO, Rafal. Romances híbridos e crítica ficcional na narrativa contemporânea latinoamericana: o caso de Roberto Bolaño. Gragoatá. Niterói, n. 22, p. 179-190, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac& Naify, 2007.
LOPES, Beth; FISCHER, Stela. Cidade, corpo e performance nas Américas: subjetividades como zonas de confronto. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 39 a 53. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p39-53
MACHADO, Rogerio Marcondes. Flávio Império e a montagem de Os Fuzis da Senhora Carrar (1968). In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 113 a 124. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p113-124
NÉSPOLI, Elizabeth Maria. Pulsão propõe choque entre modos de adesão. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 137 a 144. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p137-144
PAZ, Ravel. Esperança pós-quase nada: o diálogo com Beckett em CALABOCA! e grita, de Jair Damasceno. In: Pitágoras 500: Revista de Estudos Teatrais, v. 6, p. 75-94, Campinas: Departamento de Artes Cênicas, IEL/Unicamp, abril, 2014.
Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/pit500/article/view/189
PICON-VALLIN, Béatrice. Les écrans sur la scène. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1998.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
RAMOS, Luiz Fernando. Hierarquias do real na mímesis espetacular contemporânea. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 61-76, jan.jun.2011.
Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca
SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
TAYLOR, Diana. Arquivar a “coisa”. Trad: José Yoshitake. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, v. 14, nº 1, p. 23 a 38. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p23-38
VAN KERKHOVEN, Marianne. European Dramaturgy in the 21st Century: A constant movement. Performance Research, v. 14, n. 3, p. 7-11, 2009.
Disponível em:
http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13528160903519476#.VAMft6OuPUY
YUKELSON, Ana. Hacia una nueva escena de la igualdad: Carnes Tolendas de María Palacios. In: Revista Territorio Teatral, n. 6, octubre 2010.
Disponível em: http://territorioteatral.org.ar/html.2/articulos/pdf/n6_04.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.