Por uma ontologia da presença cênica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p108-117Palavras-chave:
Atuação, Materialidade, Produção de presença, História do teatroResumo
Este artigo discute a ontologia da materialidade atorial. Para isso, traça uma visão panorâmica da História do Teatro desde a civilização hindu aos dias atuais, observando que é somente no século XX que ocorre uma mudança de paradigma da presença cênica, quando práticas diametralmente opostas passam a coexistir prestigiosamente. O artigo também busca as razões da emergência dessa reconfiguração radical e sem precedentesDownloads
Referências
ANDERSON, Mark Lynn. Twilight of the Idols: Hollywood and the Human Sciences in 1920s America. Berkeley: University of California Press, 2011.
ARNOTT, Peter D. (1989) Public and Performance in the Greek Theatre. Abindgon: Routledge, 2005.
ASTINGTON, John H. Actors and acting in Shakespeare’s time: the art of stage playing. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Supervisão da tradução de Luiz Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec, Editora da Unicamp, 1995.
CROWTHER, Paul. The Transhistorical Image: Philosophizing Art and its History. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
DUCHARTRE, Pierre Louis. The Italian comedy: the improvisation scenarios lives attributes portraits and masks of the illustrious characters of the Commedia dell’Arte. Trad. Randolph T. Weaver. London: Dover Publications, 1966.
GUMBRECHT, Hans. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Ed. PUC, 2010.
GROTOWSKI, Jerzy. Performer. In: Center of Jerzy Grotowski. Pontedera: Center of Jerzy Grotowski/Stampa Bandecchi & Vivaldi Pontedera, 1987.
RAGHAVAN, V. (1981) Sanskrit Drama in Performance. In: BAUMER, Rachel van M. (ed.); BRANDON, James R. (ed.). Sanskrit Drama in Performance. Delhi: University of Hawaii Press, 1993. Primeira edição indiana. 9 – 44.
TYDEMAN, William. The Theatre in the Middle Ages: Western European Stage Conditions, c.800-1576. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.