Diluição de fronteiras

Autores

  • Cecilia Almeida Salles Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p187-197

Palavras-chave:

Experimentação cênica, Processo de criação, Representação, Redes comunicativas

Resumo

O texto tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o “exercício cênico” Conversas com meu pai de Janaina Leite (Centro Cultural Oswald de Andrade, 2014). Será discutida a relação da experimentação contemporânea com a pesquisa acadêmica. Serão destacadas as indefinições de fronteiras sob o ponto de vista de mídias e de gêneros. Por fim serão  apresentados os modos como são exploradas  as interações entre “processo de vida” e “processo artístico” e as relações entre obra e  seu processo de criação.

 

 

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Biografia do Autor

  • Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Profa. titular do programa de pós-graduação em comunicação e semiótica

Referências

ARAÚJO, Antonio. A gênese da Vertigem: o processo de criação de “O paraíso perdido”. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.

BERNARDET, Jean-Claude. O processo como obra. Folha de São Paulo: Mais !, São Paulo, 13.07.2003.

MORIN, Edgar. O método 4: as ideias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998.

SIBONY, Daniel. Création. Essai sur l’art contemporain. Paris, Seuil, 2005.

DVD

SALLES, João Moreira. Santiago.

Blog

http://conversasprocesso.blogspot.com.br/

http://vejasp.abril.com.br/blogs/dirceu-alves-jr/2014/04/24/janaina-leite-traz-a-tona-conversas-com-meu-pai-mantive-o-processo-vivo-respeitando-seus-limites/ consultado em 3.9.2014

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Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPETÁCULO

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