Um resgate provocativo mas restrito à teatralidade dramática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p213-222Palavras-chave:
Platao, diálogos dramáticos, provocaçõesResumo
O Pesquisador Martin Puchner propõe em seu livro "The Drama of Ideas: platonic provocations in theater and philosophy" uma instigante revisão dos diálogos do filósofo grego Platão. Para além dos conteúdos filosóficos daqueles textos, que foram seminais na história da filosofia ocidental, ele percebe um projeto literário que se oporia às tradição da tragédia e da epopéia e anteciparia as correntes modernistas do drama. Puchner percebe também a influência platônica sobre formas filosóficas contemporâneas, que se utilizam da formas dramática e da narrativa literária e tem na metáfora teatral sua característica diferencial. A resenha do livro reconhece a originalidade do olhar de Puchner mas aponta também as limitações desse enfoque para lidar com as formas de teatralidade contemporâneas, que performativas ou pós-dramáticas, não se rendem ao dramático.
Downloads
Referências
Puchner, Martin, "The Drama of Ideas: Platonic provocations in theater and Philosophy, Oxford, Oxford University Press, 2010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.