Ampliação e especificidade: um tensionamento necessário. O performer e a filosofia como prática

Autores

  • Matteo Bonfitto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p3-11

Palavras-chave:

Performer, Filosofia, Ação prismática

Resumo

Tendo como eixo de reflexão a relação entre o teatro e a filosofia, três aspectos são abordados nesse artigo. Primeiramente, considerando um certo jogo especular que pode permear essa relação, alguns ecos e evocações são apontados. Em seguida, tal relação serve de dispositivo para o exame da tensão existente hoje nos estudos teatrais entre a busca de ampliação e a busca de especificidade. Por fim, certas práticas desenvolvidas por alguns performers são associadas com as práticas espirituais exploradas pela filosofia antiga Ocidental. Concluo, então, o discurso composto aqui por três camadas através de uma convergência que tem como catalisador a noção de ação prismática.

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Biografia do Autor

  • Matteo Bonfitto, Universidade Estadual de Campinas
    Ator-performer, pesquisador PQ 2 do CNPq na área de Artes da Cena, professor Livre-Docente do Instituto de Artes da Unicamp e um dos fundadores do Performa Teatro - Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica (www.performateatro.org).

Referências

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Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Bonfitto, M. (2014). Ampliação e especificidade: um tensionamento necessário. O performer e a filosofia como prática. Sala Preta, 14(2), 3-11. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p3-11