O campo expandido: arte como ato filosófico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p12-21Palavras-chave:
Campo expandido, Performance, Joseph Beuys, Tunga, Ato filosóficoResumo
O texto aborda a importância da articulação entre pensamento e ação em alguns trabalhos performativos. Discute o conceito de “campo expandido” ( Rosalind Krauss) e de “escultura social” em Joseph Beuys. A partir daí explora certas tensões entre concepções de arte e filosofia, considerando a arte como produtora de um “pensamento selvagem” na cultura contemporânea.
Downloads
Referências
BELTING, Hans – O Fim da História: uma revisão dez anos depois – São Paulo, Cosac&Naif, 2012.
BEUYS, Joseph – Cada Homem um Artista – Porto, editora 7 Nós, 2011.
BONFITTO, Matteo – Entre o Ator e o Performer – São Paulo, Perspectiva, 2013.
DANTO, Arthur C. – O Descredenciamento Filosófico da Arte – São Paulo/ Belo Horizonte, Autêntica, 2014.
DIEGUES, Ileana – “Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido” – em Revista Sala Preta – v.14i – São Paulo, ECA-USP, 2014.
FABIÃO, Eleonora – “Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea” – em Revista Sala Preta n.8, São Paulo, ECA-USP, 2008.
HADOT, Pierre – Ejercicios Espirituales y Filosofia Antiga – Madrid, Ed. Siruela, 2006.
HUYSSEN, Andreas – “Mapeando o pós-moderno” em Pós-modernismo e Política (org) HOLANDA, Heloisa Buarque de – Rio de Janeiro, Rocco, 1992.
KRAUSS, Rosalind – “Sculpture in the Expanded Field” in October 8, New York, (spring) 1979.
QUILICI, Cassiano Sydow – “Ética e cuidado de si” – em LOPARICK, Zeljko (org) - Winnicott e a Ética do Cuidado – São Paulo, DWW Editorial, 2013.
. “Askhesis: para uma genealogia da noção de exercício”, em TAVARES, Eneias; BIANCALANA, Gisela Reis; MAGNO, Mariane (orgs) – Discursos do Corpo na Arte – Santa Maria, Ed. UFSM- 2014.
RAMOS, Luiz Fernando – “Mímesis Espetacular: a margem de invenção possível” – tese de livre docência, defendida na ECA-USP, 2012.
SCHENBERG, Mario – “Concretismo e Neo-Concretismo”, 1977. Publicado no site do Centro Mario Schenberg da ECA-USP. www.eca.usp.br/nucleos/cms/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.