O Vestido em Panorama: sobre a formação e a relativização de um cânone da historiografia teatral brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p124-134Palavras-chave:
Sábato Magaldi (1927-), Nelson Rodrigues (1912-1980), teatro brasileiro modernoResumo
Este artigo propõe um exercício de história intelectual, buscando encontrar no livro Panorama do teatro brasileiro, de Sábato Magaldi, algumas chaves explicativas para a criação de um “marco fundador” do teatro brasileiro moderno que se difundiu tão amplamente no ambiente intelectual dos estudos teatrais: a estreia de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, em 1943. Para tal, serão analisadas as principais referências que orientam a reflexão de Sábato, assim como os dispositivos centrais que ele constrói para a sua escrita da história do teatro brasileiro. No final do texto, é feita uma reflexão a respeito dos desafios que os historiadores do teatro enfrentam diante do surgimento de novas perspectivas teóricas que desestabilizam as noções de “cânone” e as grandes narrativas que abarcam longos períodos históricos.
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