Fernanda Montenegro em O mambembe: o quelque chose da diva moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p135-155Palavras-chave:
Fernanda Montenegro, teatro moderno, televisão, Teatro dos SeteResumo
Este trabalho é um estudo sobre a atuação de Fernanda Montenegro no papel de Laudelina na famosa montagem de O mambembe de 1959, a partir de fotos, testemunhos, críticas e, principalmente, do áudio completo do espetáculo. A discussão sobre a versatilidade da atriz naquele papel pretende se conectar a uma reflexão sobre aspectos determinantes na história da atuação carioca como um todo. No momento da invenção da simbiose entre o teatro e a televisão no Rio de Janeiro, um novo e moderno “divismo” é apontado aqui como resultado de uma versatilidade artística que permitiu, a toda uma geração, negociar seu papel na interseção entre o teatro e a indústria cultural.
Downloads
Referências
AZEVEDO, A.; PIZA, J. O mambembe. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRANDÃO, C. O grande teatro tupi do Rio de Janeiro: o teleteatro e suas múltiplas faces. Rio de Janeiro: UFJF, 2005.
BRANDÃO, T. A encenação brasileira moderna. 1992. Tese (Livre Docência) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
BRANDÃO, T. A máquina de repetir e a fábrica de estrelas: Teatro dos Sete. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.
BRITTO, S. Fábrica de ilusão: cinquenta anos de teatro. Rio de Janeiro: Funarte, Salamandra, 1996.
COELHO, T. A vida de Fernanda Montenegro: depoimento a Tânia Coelho. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1982.
GUENZBURGER, G. Acendam as luzes, o mambembe voltou!: de Artur Azevedo ao Teatro dos Sete, redenção e idealismo na invenção póstuma da belle époque teatral. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e Literatura Comparada) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3251>. Acesso em: 4 mar. 2015.
GUENZBURGER, G. O caso Mambembe: a redenção da antirrevista no Teatro Municipal. Revista Interfaces, ano 17, n. 15, 2011. Disponível em: <http://www.cla.ufrj.br/index.php/2013-06-07-14-47-23/edicoes-publicadas/4-2012>. Acesso em: 4 mar. 2015.
GUENZBURGER, G. Rio, cenas decisivas: teatro entre televisão, patrocínio e política. 2015. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
HELIODORA, B. De como se deve amar o teatro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 2ª parte, p. 6, 21 nov. 1959.
MAGNO, P. C. O mambembe no Municipal, a Ordem do Cruzeiro do Sul para o diretor Gianni Ratto. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, v. 2, p. 3, 14 nov. 1959.
MENCARELLI, F. A cena aberta: a absolvição de um Bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
MONTENEGRO, F. Viagem ao outro: sobre a arte do ator. Rio de Janeiro: MINC/Funarte, 1988.
O GLOBO. Mambembe 51 anos depois: peça ganha remontagem e a crítica Barbara Heliodora relembra a montagem original, 2º Caderno, 3 jun. 2010. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/o-mambembe-51-anos-depois-peca-ganha-remontagem-a-critica-barbara-heliodora-relembra-a-2999150>. Acesso em: 5 jun. 2015.
RITO, L. Fernanda Montenegro em O exercício da paixão. Rio de Janeiro: Rocco, 1990.
SABINO, F. Mambembe. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 7, 21 nov. 1959.
SALGADO, P. Mais coisas do Mambembe. Revista Querida, n. 137, p. 93-94, fev. 1960.
SALGADO, P. Com O mambembe pelo Teatro dos Sete. Diário de notícias, Rio de Janeiro, p. 12-13, 22 nov. 1959.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.