Espelho falso: a paródia na formação do teatro brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p71-82Palavras-chave:
paródia, História do teatro brasileiro, culturaResumo
Este trabalho articula-se em torno da relação entre as formas paródicas e a atividade teatral desenvolvida no Brasil, com a ideia de que a práxis parodística está diretamente implicada no processo de formação dos autores e na própria construção da noção de teatro brasileiro. A paródia é uma arte que se manifesta por polifonia, entrecruzando vozes, tempos, lugares, descentrando valores e sentidos artístico-culturais. Considerando que, no caso brasileiro, formas marginais como a paródia ocupam o centro da formação teatral, o olhar se situa nos deslimites em que se entrelaçam origem e destino, centro e periferia. Objetiva-se realizar um estudo crítico, seguindo uma perspectiva histórica, trabalhando com investigação, registro e análise de material dramatúrgico, bibliográfico e jornalístico, em interconexão com o exame teórico-conceitual fundamentado em estudos contemporâneos da paródia, da história do teatro brasileiro e da cultura.
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