Histórias globais do teatro: novas perspectivas para a historiografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p238-248Palavras-chave:
histórias globais do teatro, historiografia do teatro, história do teatroResumo
As histórias globais do teatro configuram um novo campo de investigação de caráter historiográfico, que vem se delineando com a história do teatro, produzindo novas perspectivas multidisciplinares baseadas no fenômeno da globalização. As relações de criação, produção e distribuição do teatro enquanto commodity, a atuação das redes teatrais internacionais (turnês) são alguns dos temas que interpretam as oportunidades transnacionais de se maximizar o valor do teatro enquanto mercadoria, assim como a mobilidade de artistas, companhias e empresários a partir de meados do século XIX.
Downloads
Referências
APPADURAI, A. Dimensões culturais da globalização. Trad. Telma Costa. Lisboa: Editorial Teorema, 2004.
BALME, C. Histórias globais do teatro: modernização, esferas públicas e redes teatrais transnacionais. In: WERNECK, M. H.; REIS, A. de C. (Orgs.). Rotas de teatro entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 203-219.
BALME, C. B. Selling the Bird: Richard Walton Tully's The Bird of Paradise and the dynamics of theatrical commodification. Theatre Journal, v. 57, n. 1, p. 1-20, mar. 2005. DOI: 10.1353/tj.2005.0002.
BRILHANTE, M. J. Uma aventura ligada pelo oceano: estudar as rotas de teatro entre Portugal e Brasil. In: WERNECK, M. H.; REIS, A. de C. (Orgs.). Rotas de teatro entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, p. 7-18.
DAVIS, T. C. The economics of the British stage (1800-1914). Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.