Chamada para submissões – Dossiê “Metodologias de Pesquisa das Artes Cênicas na Universidade”
A Revista Sala Preta abre chamada para contribuições ao dossiê METODOLOGIAS DE PESQUISA DAS ARTES CÊNICAS NA UNIVERSIDADE, com submissões até 22 de março de 2026 e publicação prevista para junho de 2026.
A presença das artes cênicas na universidade trouxe consigo uma questão incontornável: como produzir, validar e comunicar conhecimento sem reduzir a especificidade dos processos artísticos às formas hegemônicas do pensamento acadêmico? Desde sua institucionalização, o campo tem se constituído em tensão permanente entre a herança metodológica de outras áreas do saber e a necessidade de inventar procedimentos próprios, capazes de responder à complexidade das práticas artísticas como modos de pensamento.
Nesse percurso, metodologias oriundas das ciências humanas e sociais foram apropriadas, tensionadas e transformadas, ao mesmo tempo em que práticas artísticas passaram a operar não apenas como objetos de análise, mas como dispositivos metodológicos. A pesquisa em artes cênicas afirmou-se, assim, como um território em que método não se reduz à aplicação de protocolos predefinidos, mas se constrói de modo situado, em diálogo direto com os processos de criação, os corpos, as experiências e os contextos de investigação.
É nesse contexto que Sylvie Fortin e Pierre Gosselin (“Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico”, ARJ, Vol. 1, N.1, 2014) propõem a noção de bricolagem metodológica, entendida como a articulação consciente de diferentes procedimentos, técnicas e referenciais, selecionados e combinados em função das perguntas, dos contextos e dos materiais específicos de cada pesquisa.
Se, por um lado, essa condição amplia as possibilidades de investigação, por outro, impõe desafios à comunicação e à compreensão dessas metodologias no interior da comunidade acadêmica. A dificuldade de explicitar os processos metodológicos, no entanto, não deve ser confundida com ausência de método: percepção ainda recorrente e frequentemente mobilizada como fragilidade das pesquisas em artes na universidade.
Em contraposição a essa leitura, o presente dossiê propõe deslocar o foco da pergunta “há método?” para “como os métodos são efetivamente construídos, operados e comunicados nas pesquisas em artes cênicas?”. Ao colocar as metodologias de pesquisa no centro do debate, este dossiê busca reunir contribuições que tornem visíveis os modos de investigação efetivamente praticados no campo das artes cênicas, seus desenhos, procedimentos, impasses, escolhas e efeitos.
Interessa-nos compreender como se pesquisa, com que instrumentos, a partir de quais pressupostos e com que consequências epistemológicas, políticas e institucionais essas metodologias operam no contexto universitário, contribuindo para o avanço da reflexão crítica sobre a pesquisa em artes cênicas.
A Revista Sala Preta convida, assim, pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos, traduções, entrevistas, críticas e resenhas que dialoguem de maneira substantiva com a questão das metodologias de pesquisa em artes cênicas na universidade. Os tópicos a seguir indicam alguns dos eixos possíveis para esse debate, sem prejuízo de outras formulações pertinentes ao escopo do dossiê:
- Pesquisa em Artes Cênicas na Universidade: históricos, disputas e desafios
- Pensamento acadêmico universitário, artes cênicas e produção de conhecimento
- Metodologias de pesquisa em artes: fundamentos epistemológicos e conceituais
- Bricolagem metodológica e composição de métodos em artes cênicas
- Apropriações críticas de metodologias das Ciências Humanas, Sociais e Naturais
- Desenho metodológico, escolhas técnicas e procedimentos de pesquisa
- Pesquisa qualitativa e quantitativa em artes
- Prática, criação e pesquisa: Practice as Research, Art-Based Research, pesquisa performativa, pesquisa-criação e mitodologia
- Abordagens e procedimentos metodológicos em artes cênicas, como: cartografia, etnografia e autoetnografia, pesquisa-ação, histórias de vida, depoimentos, narrativas
- Implicações éticas, políticas e epistemológicas da pesquisa em artes cênicas
- Práticas decoloniais, corpo, experiência e subjetividade como operadores metodológicos
- Escrita acadêmica, extroversão e circulação da pesquisa em artes
- Formatos de apresentação, transmissão e discussão da pesquisa
- Formação de pesquisadores em artes cênicas e ensino de metodologia
- Avaliação acadêmica, regimes institucionais, apoios e condições materiais da pesquisa em artes
——————————
A Revista Sala Preta aceita artigos, entrevistas, críticas, resenhas e traduções que se vinculem conceitualmente às artes cênicas em campo expandido. As submissões devem estar de acordo com os padrões do periódico (disponíveis em nosso site) para cada tipo de texto. Apenas materiais originais (não publicados) são considerados, e a avaliação é feita pelo sistema duplo-cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e não cobra taxas de submissão ou publicação.
Além dos dossiês, a revista publica artigos sem restrição temática, recebidos em fluxo contínuo, que são considerados e avaliados junto de cada ciclo editorial. Os artigos de tema livre recebidos até dia 22/março serão considerados para a publicação junto do N.2 do Vol.25 da revista, fora do dossiê temático. Textos enviados após esse prazo serão considerados apenas no ciclo editorial seguinte.
Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, https://www.revistas.usp.br/salapreta, onde nossas diretrizes podem ser visualizadas.