Blessed or damn be the public: Initial considerations on the reception of the play A maldita raça humana, by Companhia Teatro de Breque (Curitiba / PR)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p208-221Keywords:
Reception, Public, Contemporary theater.Abstract
A group formed by theater students and teachers from the State University of Paraná (UNESPAR) and another formed by teachers and students from the Youth and Adult Education (EJA) of the municipal school network attend, purposely, the same spectacle, on the same day: A maldita raça humana [The damn human race], by Companhia Teatro de Breque, at the Novelas Curitibanas theater, in Curitiba/PR, Brazil. Is there a more or a less specialized audience for the contemporary theater reception? Who is this public? What’s the show? Reflections on the notion of spectator and audience are addressed in this article, in dialogue with researchers Leonel Martins Carneiro, Mervant-Roux and Óscar Cornago.
Downloads
References
CARNEIRO, L. M. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
CORNAGO, O. Aos nossos inimigos. Reflexões sobre o público. Aspas, São Paulo, v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/115261/114557>. Acesso em: 6 dez. 2016.
DORT, B. Théâtres: essais. Paris: Éditions du Seuil, 1986.
LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Maif, 2007.
______. Notas sobre o reconhecimento – reflexões sobre o espectador no teatro pré e pós-dramático. Tradução de Matheus Cosmo, Paula Bellaguarda e Sofia Vilasboas. [Não publicado.]
MERVANT-ROUX, M.-M. O grande ressonador: o que a antropologia histórica e uma abordagem etnográfica da sala de teatro podem nos dizer sobre o público. Aspas, São Paulo, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: <http://revistas.usp.br/aspas/article/view/68382>. Acesso em: 6 dez. 2016.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.