Color or He wrote a text about the white’s play
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p397-406Keywords:
Blackness, Whiteness, Black theater, White Theater, RacismAbstract
This essay proposes a reflection on the implications of the concepts of blackness and whiteness in the national artistic production, from the analysis of the play Branco: o cheiro do lírio e do formol. It is also intended to develop an elaboration on the dramaturgical and aesthetic construction of the play, as well as on the possible dialogues between the piece and the current political and social situation in Brazil.Downloads
References
SCHUCMAN, L. V. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2014.
LIMA, E. T. Teatro negro, existência por resistência: problemática de um teatro brasileiro. Repertório, Salvador, n. 17, p. 82-88, 2012.
WARE, V. O poder duradouro da branquidade: “um problema a solucionar”. In: WARE, V. (Org.). Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Garamond; Afro, 2014. p. 7-40.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.