Profanation acts
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i1p185-197Keywords:
Janaína Leite, Stabat Mater, ProfanationAbstract
This article analyzes the latest creations made by Janaína Leite during the second decade of the 2000s. Conversas com meu pai (lit. Conversations with my father) which premiered in 2014, and Stabat Mater, presented for the first time and still being developed in 2019, are signs of the artist’s radical trajectory. They reflect a series of recurring scenic and political experiments in 21st century Brazilian theater.
Downloads
References
AGAMBEN, G. Elogio da profanação. In: AGAMBEN, G. Profanações. Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 65-80.
EIERMANN, A. El teatro postspectacular. Telondefondo: Revista de Teoría y Crítica Teatral, Buenos Aires, n. 16, p. 1-24, 2012.
FOSTER, H. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução: Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FOUCAULT, M. A coragem de verdade. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
GUIMARÃES, J. A busca por autonomias instáveis na MITsp 2020. MITsp, São Paulo, n. 7, p. 260-265, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2VFnrlL. Acesso em: 2 jul. 2020.
KRISTEVA, J. Stabat Mater. In: KRISTEVA, J. Histórias de amor. Tradução: Leda Tenório da Motta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 269-295
LEITE, J. F. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva, 2017.
LOURAÇO, J. Figuras de linguagem do indizível em Conversas com meu pai. Sala Preta, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 182-186, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v14i2p182-186.
MAGRIS, E.; PICON-VALLIN, B. Les théâtres documentaires. Montpellier: Deuxième Époque, 2019.
MARTIN, C. (ed.). Dramaturgy of the real on the world stage. London: Palgrave MacMillan, 2010.
MARTIN, C. Theatre of the real. London: Palgrave MacMillan, 2013.
MENEZES, M. E. A mãe de todas as perguntas. In: Teatrojornal. [S. l.], 1 dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ilChYu. Acesso em: 2 jul. 2020.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, J. Les bords de la fiction. Paris: Seuil, 2017.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Tradução: Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
ROMAGNOLLI, L. Este obscuro objeto que deseja. In: ROMAGNOLLI, L.; BELUSI, S. Horizonte da Cena. Belo Horizonte, 2 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2NPXXhp. Acesso em: 2 jul. 2020.
SAISON, M. Les théâtres du réel. Paris: L’Harmattan, 1998.
SMALL, D. A. A profanação fundamental. Questão de crítica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 70, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2D3QJnU. Acesso em: 2 jul. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.